Tendências
A acelera√ß√£o do desenvolvimento do e-commerce em escala global gerou grandes transforma√ß√Ķes na jornada de compra dos consumidores como tamb√©m impactos para os grandes centros urbanos. Nesse cen√°rio, o futuro do last mile ganha relev√Ęncia.

Dados do F√≥rum Econ√īmico Mundial apontam que at√© 2030 as entregas na √ļltima milha poder√£o crescer em at√© 78%, por isso, √© preciso entender quais ser√£o os desafios e consequ√™ncias na performance das entregas e o que ser√° preciso otimizar para manter a qualidade do servi√ßo prestado e a sustentabilidade das opera√ß√Ķes.

O que est√° impulsionando a log√≠stica da √ļltima milha no mundo?

O crescimento do varejo online impulsionou o aumento de demandas na log√≠stica last mile. Ainda hoje o maior n√ļmero de reclama√ß√Ķes dos consumidores diz respeito √†s entregas. Leia a seguir alguns fatores que ir√£o impulsionar e nortear o futuro do last mile

Urbanização

Segundo o F√≥rum Econ√īmico Mundial, 70% das emiss√Ķes globais s√£o geradas pelas pessoas que moram em cidades. Esse aumento da mancha urbana tem causado grandes problemas, dentre eles destacam-se o congestionamento, viol√™ncia no tr√Ęnsito e, principalmente, polui√ß√£o sonora e ambiental.

E-consumidores

A crescente demanda por entregas de com√©rcio eletr√īnico √© um fator que tem afetado a log√≠stica da √ļltima milha, afinal, o mercado online est√° cada vez mais aquecido.

Essa demanda aumentou ainda mais com o novo cen√°rio de pandemia global que exigiu r√°pidas adapta√ß√Ķes. Essa flexibilidade e conveni√™ncia nas entregas, como tamb√©m os protocolos de seguran√ßa s√£o fatores que ir√£o se manter no mercado.

Categoria de Produtos

√Č n√≠tido que com o advento da tecnologia, o mercado de vendas virtuais ganha destaque e prefer√™ncia na vida de muitos indiv√≠duos. Com destaque para alguns produtos que mais vendem nessas transa√ß√Ķes online como aparelhos eletr√īnicos, livros e roupas de diversas marcas.

Por√©m, com o alto poder do mercado online tem-se a expectativa de que nos pr√≥ximos anos tenha um crescimento de vendas relacionados a ind√ļstria de mantimentos, alimenta√ß√£o e pe√ßas de ve√≠culos.

Entrega expressa

√Č fato que o setor de entregas tem se adaptado, gradualmente, para atender essa demanda de vendas cada vez maiores. O cliente preza por pontualidade e compromisso na entrega do seu produto. Nesse sentido, a velocidade tem sido uma pe√ßa chave para que esse servi√ßo seja efetivo.

Esse cenário poderá causar sérios impactos nas cidades, haja vista a sua inteira ligação com aumento do fluxo massivo de automóveis nos aglomerados urbanos, bem como a devastação do ecossistema.

Tecnologia

√Č not√≥rio que o investimento em tecnologia da √ļltima milha tem trazido bons resultados ao setor do e-commerce e, por consequ√™ncia, dado maior visibilidade a esse setor no mercado log√≠stico.

Esse crescimento se dá pelo poder que as mídias digitais possuem em fazer gerenciamentos online, controlar frotas externas e internas e gerenciar os processos de entregas dos produtos.

Tr√Ęnsito e log√≠stica da √ļltima milha nas cidades √© uma rela√ß√£o complexa

Entre eles, se destacam o alto n√≠vel de congestionamento no tr√Ęnsito e a elevada emiss√£o de gases poluentes pelos meios de transporte usados.

Com a intensifica√ß√£o das entregas em determinadas regi√Ķes por conta da maior ades√£o ao e-commerce, estima-se um aumento no tr√°fego individual de consumidores recolhendo pacotes em pontos de retirada. Por√©m, este aumento pode ser compensado pela redu√ß√£o no tr√°fego comercial para reabastecimento das lojas f√≠sicas. Assim, a descentraliza√ß√£o dos centros de distribui√ß√£o, com a ado√ß√£o de lojas f√≠sicas funcionando como mini hubs log√≠sticos podem ser consideradas algumas das tend√™ncias para o futuro do last mile

Outras a√ß√Ķes que podem ser desenvolvidas s√£o as entregas em hor√°rios n√£o-convencionais, ou ‚Äúhor√°rio de pico‚ÄĚ dos centros urbanos, por exemplo, no turno da noite. Assim, a chance de engarrafamentos, atrasos na entrega e poss√≠veis acidentes no tr√Ęnsito s√£o reduzidos.

Igualmente, √© preciso salientar a parte da polui√ß√£o, afinal, a grande quantidade de ve√≠culos usados para fazer essas entregas em domic√≠lio acabam por prejudicar o ambiente. Para amenizar esse problema, j√° se fala na utiliza√ß√£o de ve√≠culos el√©tricos, ou at√© mesmo droids aut√īnomos terrestres para realizar entregas. Mas isso ainda deve levar algum tempo para chegar ao Brasil.

Qual a relação entre os meios tecnológicos e o crescimento
do e-commerce?

√Č fato que, com o advento da tecnologia, as empresas que buscam melhor destaque no mercado passaram a desenvolver sistemas inovadores para atrair seus clientes. Desse modo, as compras online foram um fator primordial para alavancar os setores de tecnologia e log√≠stica.

Al√©m disso, temos acompanhado o desenvolvimento e amadurecimento das plataformas de e-commerce e o surgimento de startups com solu√ß√Ķes voltadas para o transporte e a experi√™ncia de entrega, tamb√©m conhecidas como logtechs.

E ent√£o‚Ķ Quais as solu√ß√Ķes para a log√≠stica da √ļltima milha?

A digitalização do varejo e a expansão do e-commerce gerou uma transformação definitiva na forma como pensamos logística nas cidades. Novos comportamentos de consumo associados ao surgimento de novos modelos de negócio irão trazer grandes desafios para os gestores, empreendedores e desenvolvedores. Será preciso muita colaboração e transparência. Visibilidade dos processos em tempo real será algo cada vez mais necessário.

Ainda √© cedo para definir uma solu√ß√£o √ļnica para uma log√≠stica t√£o complexa como a brasileira. No mais, √© recomendado que os players busquem por solu√ß√Ķes que agreguem valor em sustentabilidade. N√£o s√≥ isso, as empresas tem a responsabilidade de fomentar discuss√Ķes e colabora√ß√£o entre os atuantes no setor. Fora isso, o investimento em pesquisa e desenvolvimento para que esses cen√°rios mais sustent√°veis idealizados recebam os insumos necess√°rios e possam se tornar realidade.

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