Intelipost

Como a Logística Lean pode transformar a sua empresa?

Publicado em
por:
Logística Lean

Entregar mais valor para os clientes e ter maior eficiência, em menos tempo e utilizando menos recursos. Essa é a proposta da Logística Lean, uma metodologia de trabalho com foco na produtividade e eliminação de retrabalhos e desperdícios.

O método Lean foi criado pela empresa japonesa Toyota com o objetivo de otimizar os fluxos de fabricação, eliminando tudo que gera erros, atrasos e gargalos. Quando aplicado na logística, esse método tem o potencial de revolucionar a cadeia e gerar grandes benefícios.

O que é Logística Lean?

No final da década de 1940, o Japão vivia um momento difícil, em plena reconstrução no cenário pós-guerra. Foi nesse contexto que executivos da Toyota começaram a refletir sobre como simplificar sua produção para enxugar custos.

Em uma visita aos EUA, observaram como as indústrias operavam baseando-se no método de produção em massa, criado por Henry Ford, e resolveram desenvolver uma abordagem que servisse de contraponto ao que viram. Assim surgiu a metodologia Lean.

Na metodologia Lean, as atividades da cadeia são organizadas e padronizadas com foco na eficiência do processo. Como o nome indica, a produção deve ser enxuta e apenas tarefas que realmente agregam valor são mantidas.

Logística Lean: conceitos

Tendo em vista sua proposta de simplificar e otimizar a cadeia, a Logística Lean apresenta os seguintes pilares:

  • redução de estoques: a ideia é trabalhar com o conceito do Just in Time, ou seja, um produto só é produzido após ter sido vendido. Não existe estoque;
  • sincronia no fluxo: os elos da cadeia de suprimentos funcionam em sinergia e integração. Todos os profissionais mantêm o foco no mesmo objetivo;
  • otimização: uma meta importante é o aprimoramento contínuo e estar atento para corrigir falhas;
  • padronização: apostar em práticas eficientes para eliminar o desperdício, o retrabalho e atrasos.

Implementando a metodologia Lean na sua empresa

Para que a Logística Lean e seus preceitos sejam aplicados de forma bem-sucedida em um negócio, vale a pena se planejar e seguir alguns passos:

  • mapeie: antes de tudo, estude o fluxo de materiais e processos logísticos. Entenda o que acontece em cada setor, quais são os recursos e pessoas envolvidas e o que precisa de ajustes;
  • aprimore: examine cada etapa e identifique os gargalos — uma vez enxergadas essas atividades que não agregam valor, deve-se avaliar uma forma de eliminá-las;
  • padronize: um dos princípios mais importantes da Logística Lean é a padronização dos processos, a fim de estabelecer um fluxo contínuo, sem barreiras ou interrupções;
  • aposte na produção “puxada”: a metodologia Lean trabalha com um sistema “puxado”, no qual são usados cartões (que podem ser físicos ou digitais) que comandam cada ação e indicam quais são os itens necessários para cumprir cada etapa. Assim, o abastecimento correto é garantido, sem faltas ou acúmulos nos armazéns.

Como a Logística Lean pode transformar a sua empresa?

Como vimos, os ganhos ao adotar a Logística Lean são enormes. Com a diminuição dos erros e desperdícios e o aumento da produtividade, é possível impulsionar lucros e resultados de forma impressionante.

Essencialmente, o objetivo é que a cadeia se torne mais simples, acessível e concisa, apenas com tarefas que agregam valor ao produto final e contribuem para uma experiência do cliente satisfatória. No mais, o foco na excelência e no aperfeiçoamento constante assegura a eficiência, permitindo que o atendimento ao consumidor e a qualidade das entregas melhorem significativamente.

A Logística Lean é uma metodologia que proporciona mais organização, economia e produtividade. Quando implementada em uma empresa, ela se mostra valiosa para otimizar os resultados da complexa cadeia de suprimentos, colaborando para contornar seus desafios e contratempos e atingir a alta performance.

Agora que você já entendeu os conceitos da Logística Lean, achamos que vai adorar continuar aprofundando seus conhecimentos e saber mais sobre estratégia e inteligência logística. Baixe nosso e-book e veja como se destacar no mercado!

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Relacionados

prêmioabcommdeinovaçãodigital
Grupo Intelipost é indicado ao Prêmio ABComm de Inovação Digital 2024
tendências para a logística em 2024
4 tendências para a logística em 2024
Categorias
Newsletter

Cadastre o seu e-mail e receba as nossas novidades