Intelipost

Logística Integrada: por que ela é parte fundamental para a sua empresa?

Publicado em
por:
logística integrada

Antes do período de globalização, a logística executava um papel puramente operacional. Seu objetivo era movimentar, armazenar e distribuir, somente. Hoje, ela continua realizando essas atividades, pois são parte do seu escopo. Porém, a forma como as empresas decidem desempenhar tais processos tornou-se um trabalho de estratégia muito mais amplo que a operação.

Ao planejar a estratégia logística, os gestores precisam pensar de forma a conectar todos os pontos para dar ao cliente a melhor experiência de compra. Nesse sentido, ele só conseguirá atingir esse nível de eficiência com a Logística Integrada.

O que é Logística Integrada?

Conectar todos os pontos da cadeia de produção e distribuição é o objetivo da logística integrada, e surgiu exatamente por causa dessa mudança de patamar entre operacional e estratégico.

A partir de um sistema inteligente, a logística integrada proporciona uma melhor administração de dados e informações. Isso auxilia o gerenciamento de todas as atividades, otimizando a comunicação entre os processos.

As áreas da Logística Integrada

Esse conceito atua principalmente sobre três áreas da logística, que são os pontos-chave para os demais processos e conectam o restante dos setores.

Administração de materiais

Essa primeira área mostra o começo da cadeia de suprimentos, relacionada com a compra de matéria-prima e o gerenciamento de fornecedores e a entrega — incluindo os processos de transporte até a armazenagem e o controle do estoque. É a chamada logística inbound.

Refere-se à comunicação interna que a empresa precisa ter para que os processos ocorram com o menor custo e a maior eficiência, sem desperdícios e atrasos.

Movimentação de materiais

A área de movimentação de materiais tem como objetivo garantir a alimentação das linhas de produção, evitando a parada de linha e assegurando a eficácia dos processos. É o que conecta o componente com o produto final.

Distribuição

Esse processo é a última área da logística integrada e tem como responsabilidade fazer a entrega do produto final ao cliente de forma rápida e eficaz, sem extravios ou avarias.

A decisão de como será feita vai influenciar diretamente a satisfação do cliente. É a chamada logística outbound.

A importância da gestão da comunicação na Logística Integrada

Nos dias de hoje, com a rápida evolução da tecnologia, ter um negócio dinâmico se torna obrigação das empresas que desejam ter um lugar de destaque no mercado.

A logística integrada é cada vez mais necessária para as operações, visto que os clientes já podem escolher, entre as empresas, aquela que eles sabem que entregará seu produto no prazo definido e sem nenhum erro. Além disso, podem optar ainda pela que proporciona a melhor experiência, no sentido de eficiência e rapidez.

As vantagens da logística integrada para a sua empresa

Quando falamos sobre ter uma empresa que mostre vantagem competitiva ao mercado e queira crescer, otimização é a palavra-chave para que ela consiga alcançar os resultados desejados. A logística integrada tem importante papel nisso. Entre seus principais benefícios, podemos destacar:

Entender os processos logísticos como uma importante parte da estratégia do negócio é fundamental no mercado atual. O perfil de clientes vem mudando constantemente, por isso as empresas devem estar cientes que a logística integrada vai auxiliar no processo de melhoria contínua da operação. Isso contribui para o alcance da excelência operacional e do máximo de satisfação do cliente.

Quer receber mais conteúdos como este diretamente na sua caixa de e-mail? Assine nossa newsletter e potencialize seu conhecimento!

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Relacionados

prêmioabcommdeinovaçãodigital
Grupo Intelipost é indicado ao Prêmio ABComm de Inovação Digital 2024
tendências para a logística em 2024
4 tendências para a logística em 2024
Categorias
Newsletter

Cadastre o seu e-mail e receba as nossas novidades