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Logística no varejo: 6 modalidades de entrega para otimizar

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A logística no varejo ainda é um grande desafio no Brasil, não apenas pela estrutura precária das vias, mas também pelos roubos de cargas, elevados custos de transporte e tributos exorbitantes.

O ponto positivo é que o setor de entrega tem buscado maneiras de se reinventar, procurando novas alternativas que sejam financeiramente satisfatórias para os empreendimentos e atendam às expectativas do cliente.

Nos últimos tempos, novas modalidades de entrega surgiram para ajudar os varejistas que trabalham offline e estão começando a comercializar seus produtos e serviços online. Conheça neste post as modalidades que podem otimizar a logística no varejo!

As modalidades de entrega que irão transformar a logística no varejo

Atualmente, as modalidades mais tradicionais de envio de mercadoria acontecem por meio das transportadoras e dos correios. Entretanto, as organização estão buscando por outras alternativas que também sejam capazes de atender às expectativas dos clientes e que sejam econômicas para a instituição.

Nesse sentido, é preciso conhecer algumas opções que têm se mostrado benéficas tanto para os consumidores quanto para os varejistas. Conheça aqui algumas das modalidades que têm contribuído para o desenvolvimento das instituições:

1. Ship from store

O ship from store é uma das estratégias mais competitivas e inteligentes da atualidade, pois simplifica a compra e, ao mesmo tempo, transforma a experiência agregando valor para o varejista e o cliente.

A modalidade basicamente transforma a loja física em um ponto de distribuição usando o estoque local para atender às compras online. Assim, o cliente realiza um pedido pela internet e, no mesmo instante, ele é processado e direcionado para o centro de distribuição.

Em seguida, o cliente pode optar por receber o item em casa ou buscá-lo em uma loja perto de onde ele se encontra.

2. Same day delivery

Esse método de entrega expressa permite que o cliente realize uma compra online e a receba no mesmo dia. Algumas empresas brasileiras já estão adotando esse modelo de entrega, que teve um crescimento expressivo de +58% desde o início da quarentena.

3. Next day delivery

No modelo expresso de next day, a entrega só é executada no dia seguinte à confirmação do pagamento. Dessa forma, também consiste em um modelo muito interessante para quem deseja agilidade nas operações.

4. Entrega expressa

Na entrega expressa, diferente do same day, o prazo para a realização da entrega pode ocorrer até o dia seguinte à data em que a compra foi realizada.

5. Click & collect

As principais características dessa modalidade de entrega são o baixo custo e a rapidez no processo. O modelo tem ganhado aderência no mercado pois garante maior flexibilidade ao consumidor ao permitir que o produto seja retirado na loja mais próxima, reduzindo o valor do frete, que ainda é um dos principais motivos de desistência da compra.

6. Lockers

Esse é um modelo no qual a compra do cliente é colocado em um armário inteligente, normalmente situados em locais estratégicos da cidade como lojas, e serviços locais que atuam como uma rede parceira. Essa maneira de entrega tem se mostrado uma oportunidade para os lojistas, e uma grande aposta para resolver problemas de insucessos de entregas em áreas com dificuldade de entrega.

Como implantar as modalidades de entrega em sua empresa?

Para que as entregas sejam efetuadas com sucesso, elevando a satisfação dos consumidores e a credibilidade da organização no mercado, é primordial ter alguns cuidados, como os mencionados a seguir. 

Gestão de estoque eficiente

É necessário gerenciar os níveis de estoque para conseguir identificar o ponto exato em que é necessário fazer o reabastecimento. Afinal, de nada adianta oferecer o serviço de entrega no mesmo dia se os itens estão sempre em falta. Além de perder a venda, existe o perigo de criar uma imagem ruim para o consumidor.

Desse modo, busque por ferramentas que ajude gerenciar o estoque de sua empresa de forma satisfatória, assim você conseguirá evitar a falta de produtos essenciais e conseguirá satisfazer o desejo dos clientes.

Monitoramento dos prazos

Para saber se as distribuidoras estão proporcionando o nível de serviço de entrega acordado, é necessário gerenciar o processo de distribuição. Desse modo, é possível achar os focos de problemas, o que facilita o processo de tomada de decisão e a elaboração de um novo plano, caso seja necessário. 

Gerenciamento dos indicadores de desempenho

Avaliar os resultados por meio de indicadores de desempenho permite analisar os processos, de uma ponta a outra, e encontrar o que ainda necessita ser realizado em termos de melhorias e adaptações. 

Distribuidoras de confiança

De acordo com a logística no varejo, o transporte corresponde à última etapa no processo de venda, e uma das mais importantes.

Isso porque, mesmo que os processos dentro da instituição estejam funcionando adequadamente, um transporte ineficaz, que ocasiona atrasos, extravios, ou entrega de mercadoria com defeito, interfere na reputação da loja e na satisfação dos clientes.

logística em datas sazonais

Quais as vantagens de oferecer diferentes modalidades de entrega?

A principal vantagem de oferecer mais de uma modalidade de entrega é a garantia de destaque diante dos concorrentes, já que a variedade de opções chama a atenção dos consumidores e pode ser um incentivo para que eles escolham sua empresa.

Para isso, é fundamental manter a eficiência do processo, para garantir de que a entrega estará de acordo com o que foi prometido.

Outra vantagem significativa é o fortalecimento das relações com os fornecedores do negócio. Como há necessidade de cumprimento do prazo tanto por parte dos distribuidores quanto das transportadoras, as instituições acabam se unindo pelo objetivo em comum, alinhando e sequenciado suas etapas de modo mais eficiente.

Desse modo, fica claro que essas modalidades de entregas rápidas contribuem significativamente para a transformação nas operações de logística no varejo. Além disso, representam uma oportunidade de conquistar os clientes pela oferta de ótimas experiências.

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