
Há alguns anos temos ouvido falar a respeito de computação em nuvem. No início, ela era uma aposta da tecnologia. Atualmente, tornou-se essencial para toda empresa que pretende se manter competitiva no mercado.
Que a administração e armazenamento de dados em nuvem traz vários benefícios para as empresas, não há dúvidas. Mas, e para a organização que necessita de um bom software de gestão de logística: deve-se adotar uma solução em nuvem ou utilizar um sistema local? Qual será a melhor opção?
O uso de um sistema de gestão local
Para o acompanhamento de todo o processo de logística, desde o pedido até a realização da entrega, a empresa necessitará implantar um software de gestão. Após escolher um programa que seja adequado à sua necessidade, a organização dará início ao processo de aquisição e implementação do sistema.
Para que o software escolhido seja instalado localmente, é necessária uma infraestrutura com servidores, muitas vezes dedicados à nova aplicação, a fim de que o sistema possa funcionar com uma boa performance, além dos aplicativos (como o Sistema Operacional), indispensáveis para funcionamento dessas máquinas. Nesse formato, a empresa deverá arcar com o custo de toda essa infraestrutura, além do espaço físico, energia e refrigeração necessários para conservação desses equipamentos.
Com o sistema em funcionamento, a empresa que o adquiriu precisará da manutenção periódica de todo o hardware, bem como atualização dos aplicativos instalados, a fim de garantir que os serviços estejam disponíveis sempre que necessário. Todo esse processo é dispendioso e demorado e tende a se tornar ainda mais difícil quando realizado por uma empresa cuja especialidade não é tecnologia.
Adicionalmente, softwares “on-premise” (o termo inglês para aplicações locais) tendem a ser mais engessados. Sua integração com os outros sistemas utilizados na empresa e por parceiros pode trazer dificuldades e exigir esforços relevantes de manutenção
Vantagens de utilizar um software de gestão em nuvem
Quando a empresa escolhe um sistema de gestão disponibilizado em nuvem, a primeira vantagem é que não há necessidade de comprar equipamentos nem de adquirir softwares para ter um controle eficiente de todos os processos da operação.. E os benefícios do uso da tecnologia para logística vão muito além.
Uma empresa de gestão logística precisa lidar com uma grande gama de informações, desde o cálculo de frete em diversas transportadoras, rastreamento das entregas, reconciliação de faturas entre muitos outros itens, geralmente vindos de diferentes áreas internas e mesmo múltiplos fornecedores. Com o software de gestão em nuvem, os diversos envolvidos no processo logístico poderão interagir de forma independente, e ainda assim, ter acesso aos mesmos dados que todos os outros usuários de maneira remota por meio de um simples ponto de internet.
Esse tipo de solução potencializa o compartilhamento de arquivos e informações entre diversos usuários, permitindo que pessoas localizadas em lugares diferentes possam interagir, em tempo real, conferindo flexibilidade e mobilidade ao processo organizacional.
Outro grande benefício de quem adquire uma solução em nuvem é poder focar no seu negócio em vez de se preocupar com soluções tecnológicas, porque o gerenciamento, a atualização e a manutenção das aplicações são realizados pela empresa que fornece o serviço em nuvem. Essa empresa também é responsável por monitorar o desempenho do software e garantir que ele esteja sempre disponível.
Desta forma, a companhia que trabalha com uma solução em nuvem tem um software de gestão com diversas funcionalidades, podendo acompanhar todo o processo de logística – de qualquer lugar – e intervir quando necessário, garantindo uma entrega rápida e uma boa experiência de compra para o seu cliente.
O melhor de tudo é que a empresa pagará de acordo com a utilização do serviço, tendo a liberdade de alterar o seu plano para adequar à necessidade do seu negócio, quando quiser.
Gostou dessas dicas? Então compartilhe em suas redes sociais para mais pessoas entenderem com funciona o software de gestão em nuvem no ramo da logística.