Intelipost

Relatórios de business intelligence para gestão de entregas: como funciona?

Publicado em
por:

A tecnologia tem sido uma grande aliada das empresas para melhorar a gestão de envios. Nesse sentido, os relatórios de business intelligence (BI) são uma forma de organizar e analisar determinados dados a fim de ajudar na tomada de decisões para os negócios.

Essa inteligência contribui para a otimização da empresa, visto que cada processo, atividade, produção e venda de determinado produto são registrados e acompanhados de perto, o que acaba ajudando no fluxo de informações e, consequentemente, dando maior visibilidade e melhorias no momento de tomada de decisão.

O que é o business intelligence?

A inteligência de negócios, também conhecida como BI, é um termo que se refere às ferramentas digitais que ajudam a melhorar o desempenho de determinados negócios. Nesse sentido, os aplicativos, os softwares e as ferramentas modernas usadas para o acesso aos dados também fazem parte desse plano de ação, que contribui para a definição de uma estratégia coerente para o bom desenvolvimento de uma gestão de frota.

Como funciona o sistema de business intelligence?

Esse sistema funciona por meio de captação de informações que são adquiridas e gravadas em um banco de dados destinado especificamente ao seu negócio. Assim, por meio desse processo organizado conhecido como Modelagem Dimensional, é possível verificar e trabalhar com uma grande quantidade de dados sem perda de performance.

Somado a isso, por meio da integração de diferentes sistemas operacionais, o business intelligence armazena os dados em um local específico chamado Data Warehouse. Diante disso, as métricas, mesmo vindo de fontes diferentes, como planilhas e sistemas como o ERP, podem ser estudadas em conjunto, colaborando com a criação de indicadores eficientes para a empresa em questão.

Qual a importância dos relatórios de business intelligence para a gestão de envios?

Para reduzir os custos com a logística e ajudar na otimização de determinados processos em uma empresa, o uso de relatórios é de extrema relevância. Isso acontece por meio da criação de rotinas simples para a geração de dados atualizados que ajudarão tanto os gestores como os clientes.

Agora, tratando-se especificamente do transporte de cargas no Brasil, que, por sua vez, vem sendo um desafio diário para muitas transportadoras e varejistas por conta principalmente das altas cargas tributárias, o uso de soluções estratégicas, como é o caso do business intelligence, contribuiria para o melhor desenvolvimento desse setor.

O uso de relatórios digitais e plataformas online é uma boa opção para dinamizar e controlar a gestão de encomendas da sua loja, pois eles fornecem em tempo real todas as informações necessárias, como as rotas de viagem, as condições do veículo e outras informações complementares.

Esse acompanhamento é de extrema relevância para otimizar o uso de veículos de frota. Afinal, por meio desse sistema, é possível controlar a entrada e a saída dos veículos, evitando assim que eles fiquem parados no pátio, gerando prejuízo à empresa no final das contas.

Quais as vantagens do BI para a otimização de relatórios?

O BI é uma das diversas áreas da ampla Ciência de Dados. A ideia principal é montar de maneira organizada e precisa gráficos, planilhas e relatórios com dados precisos das frotas e, por meio disso, entender o que se passa durante as etapas de transporte de cargas e quais decisões precisam ser tomadas.

O uso da tecnologia na elaboração de estratégias direcionadas à gestão de envios é muito vantajoso, visto que os gestores poderão programar de forma antecipada as paradas para revisão de algum veículo, o que além de gerar economia de tempo e preservação do automóvel, reduz também os custos financeiros.

Então, já que um gestor de operações convive com um turbilhão de informações a todo momento, como controle de combustível, data de manutenção, multas, tacógrafos e outras coisas mais, o BI ajuda nessas tarefas e consegue de maneira rápida e simplificada medir o desempenho do setor e os seus resultados.

Além disso, o módulo Analytics da Intelipost é uma ferramenta especial que permite a integração com outros sistemas e fornece a visibilidade quanto ao custo médio de frete aplicado, o prazo médio prometido e realizado para cada uma das entregas, as ocorrências, assim como o acompanhamento de macro e micro status dos pedidos.

Como usar relatórios de business intelligence estrate’gicamente?

É fato que um dos principais pilares de uma gestão eficiente de frotas é controlar os custos, a fim de que os ganhos sejam maiores que as perdas. Diante disso, você pode usar o BI como ferramenta de análise da operação. Assim, você poderá separar os custos fixos e variáveis e desenvolver os seus relatórios com informações relevantes que podem ser acompanhadas com regularidade.

Qual a importância dos relatórios para a gestão de envios?

Escolher um software adequado e que vai auxiliar no controle dos pedidos de maneira precisa é uma tarefa difícil e que precisa de muita atenção por parte do gestor e dos responsáveis da empresa. Assim, na hora de formular um relatório, é preciso ter uma atenção redobrada para que algumas informações não sejam perdidas.

O relatório ajuda a manter a operação em ordem e orienta os gestores na tomada de decisões certeiras que ajudarão na produtividade.

Por fim, agora que você já sabe um pouco mais sobre o que são os relatórios de business intelligence e o seu papel na logística, basta procurar uma empresa que seja referência no mercado de gerenciamento de transporte, como a Intelipost, e contratar os seus serviços.

Se preferir entre em contato com a gente ou assine a nossa newsletter para ficar por dentro das novidades!

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Relacionados

VTEX DAY 2024
VTEX DAY 2024: Descubra Insights e Tendências do Mercado Digital
prêmioabcommdeinovaçãodigital
Grupo Intelipost é indicado ao Prêmio ABComm de Inovação Digital 2024
Categorias
Newsletter

Cadastre o seu e-mail e receba as nossas novidades