Tecnologiabusiness intelligence e logística

Compreender a relação entre Business Intelligence e logística é necessário para que sua empresa se mantenha em ritmo de crescimento. De fato, em operações cada vez mais complexas, tudo que ajudar a otimizar o processo, a reduzir custos e a compreender quais são as falhas se mostra como um recurso essencial.

O melhor caminho, nesse caso, é contar com ferramentas e diferentes tecnologias que se propõem a solucionar problemas que comprometem a imagem do negócio e, muitas vezes, demoram até serem identificados. Com isso, ao contar com o máximo de tecnologia possível, fica muito mais simples de criar estratégias baseadas em dados.

Quer saber mais? Vamos mostrar como o Business Intelligence (BI) mudou a forma de olhar para a logística.

Entenda o que é Business Intelligence

O setor de logística é um dos que mais enfrentam desafios dentro de uma empresa. Afinal, se torna necessário encontrar diversas soluções para que os resultados positivos sejam frequentes e com foco na satisfação dos clientes. Então, para simplificar o desempenho no mercado, entra a ajuda do Business Intelligence (BI).

A partir disso, a empresa e os gestores, de modo geral, deixam de trabalhar com informações desorganizadas e passam a planejar cada etapa conforme o resultado do levantamento de dados. Isso acontece porque o BI abrange todas as áreas do negócio de forma extremamente eficiente. Na prática, se trata de um conjunto de análises, tecnologias, metodologias e estruturas que fazem muita diferença quando bem aplicadas.

Essa medida ajuda não só na tomada de decisão, mas também é destaque quando se trata de saber mensurar o retorno de ações e quais são os pontos fortes e fracos das operações feitas. Entre as suas principais vantagens em um setor como a logística, que é decisivo no sucesso de uma empresa, está a possibilidade de descobrir qual a origem do problema que gera prejuízos e também tratar suas consequências.

Business Intelligence e Logística: como se dá essa relação?

Uma das principais soluções do BI é permitir fazer uma análise preditiva de forma correta. Ou seja, quando aliado ao olhar experiente do gestor, traz o desdobramento de soluções que antes não eram consideradas, pela possibilidade de acompanhar dados relevantes sobre o negócio com visibilidade centralizada.

Vale lembrar de que um serviço com excelência em logística depende muito da tecnologia para que tudo aconteça conforme o esperado. Em muitas situações, por exemplo, o que se acredita ser uma solução se torna apenas uma espécie de curativo, que não resolve o problema de uma vez por todas.

Quando o BI é bem aplicado, a logística conquista processos cada vez mais ágeis, que geram maior produtividade e otimizações. O principal ponto aqui é considerar que quanto mais etapas manuais no processo logístico, maiores são as chances de falhas. Frequentemente, essas falhas passam em silêncio e só chegam ao conhecimento real da empresa quando já se tornou uma verdadeira bola de neve.

relatório olhar da logística Intelipost

Como sistemas baseados em Business Intelligence impactam na logística?

Agora que já ficou claro como o Business Intelligence e logística se relacionam, você deve se perguntar em quais pontos ele impacta na operação, certo?

Pois bem, saiba que, na verdade, esse tipo de gerenciamento tecnológico representa um caminho seguro e extremamente prático com previsibilidade e confiabilidade para tomar decisões e solucionar os problemas antes mesmo que eles ocorram. Uma das principais questões para quem atua com logística é o gerenciamento financeiro.

O motivo é que não importa o porte de sua empresa. Desde pequenos, médios até mesmo grandes conglomerados, os custos com logística são extremamente altos e qualquer problema representa prejuízos impactantes. Assim, por se tratar de uma área bastante delicada, cada centavo incluído em uma operação desse tipo deve ser calculado, para avaliar se é viável, se traz lucros e quais as chances de problemas.

Ao contar com a ajuda do BI, o gestor consegue ver exatamente onde o dinheiro está aplicado e impedir possíveis ações que não são completamente confiáveis. Tudo isso de forma simples e bastante intuitiva, com o objetivo de valorizar o tempo dos envolvidos na operação e dos times responsáveis por tomar decisões.

Por exemplo, para os varejistas que trabalham com várias transportadoras, é possível acompanhar os índices de performance de prazos de entrega e ocorrências e visualização do custo médio de frete realizado, por exemplo.

Adote um sistema de gestão logística

Com a concorrência do mercado cada vez mais implacável, as empresas que não contam com tecnológica na gestão do trabalho acabam por perder espaço. Assim, um sistema de gestão logística eficiente e tecnológico permite o acompanhamento de informações atualizadas e a elaboração de cenários pessimistas, realistas e positivos para comparação.

Relatórios gerados de forma automatizada

A operação logística exige decisões certeiras. O problema, no entanto, é que são muitos dados e informações soltos que são capazes de sobrecarregar qualquer pessoa. Ao tornar todo o processo otimizado, fica muito mais simples compreender o que acontece em rotinas relacionadas para cada pedido realizado, o que a médio e longo prazo geram ainda mais insights para o desenvolvimento do negócio.

Assim, você pode criar estratégias que são direcionadas aos objetivos do negócio e às necessidades dos clientes de maneira segmentada. Sem contar que os dados essenciais para o BI são atualizados em tempo real, para que todas as informações sejam mais exatas possíveis.

Conheça o Módulo Analytics da Intelipost

O módulo Analytics possibilita que as empresas tenha mais controle sobre todas as etapas da operação. Isso porque os relatórios produzidos em tempo real mostram tudo o que é ponto positivo e o que é falha operacional no processo. O mais importante é que esse tipo de solução também traz visibilidade ao cálculo de custo médio do frete aplicado e do prazo prometido.

Em função disso, cada uma das entregas é monitorada de maneira personalizada. Assim como as taxas de performance, o cumprimento de prazos, as soluções encontradas para as ocorrências que surgirem e o acompanhamento de micro e macro status dos pedidos. Sem contar que é possível ter uma visão segmentada em relação às entregas em regiões e canais de vendas diferentes, inclusive, por transportadoras.

Pronto! Agora, você já sabe qual a relação entre Business Intelligence e logística. Por se tratar de uma etapa complexa, mas que representa um retorno extremamente positivo para a empresa, a logística precisa de soluções personalizadas e tecnológicas, como o BI, com a intenção de evoluir ao entregar uma operação de excelência e que faz toda a diferença no crescimento de mercado.

Gostou das informações do artigo? Então, entre em contato com a Intelipost e conheça soluções inteligentes que integram embarcadores e transportadores de forma simples e prática.