Intelipost

Como se manter atualizado quando o assunto é tecnologia aplicada à logística?

Publicado em
por:
tecnologia aplicada à logística

As empresas de tecnologia aplicada à logística exercem um papel crucial na garantia da reinvenção e adaptação das organizações no mercado. Porém, elas enfrentam muitos desafios para garantir a sustentabilidade da cadeia de suprimentos (supply chain) de seus clientes.

Basicamente, essas empresas oferecem plataformas e sistemas (como o TMS) para negócios que precisam se transformar digitalmente. Esse é um procedimento em que se adota tecnologias de ponta para otimizar seus processos e aumentar sua eficiência.

Para se manter atualizado sobre o assunto, é importante que você conheça os desafios que essas organizações enfrentam e como elas agilizam o processo de transformação digital no seu negócio.

Quais são os desafios das empresas de tecnologia aplicada à logística?

Os entraves estão interligados à necessidade constante de se atualizar quanto às mudanças do mercado e adaptação às inovações tecnológicas.

Integrações cada vez mais rápidas

Integração é uma funcionalidade que automatiza a troca de dados entre diferentes sistemas. Por exemplo, um TMS agrega por meio de inteligência de dados, o e-commerce aos seus provedores de transporte, permitindo que os gestores das lojas virtuais tenham mais visibilidade e controle das entregas.

As empresas de tecnologia estão evoluindo suas plataformas para tornar as integrações mais rápidas e completas. As mais competitivas do mercado são capazes de ser incorporadas a um grande número de sistemas e ainda oferecer recursos como cálculo de frete, gestão de despacho, rastreamento de cargas, auditoria de faturas, entre outros.

Infraestrutura

Trata-se de todos os equipamentos, redes e computadores necessários para que uma plataforma funcione. Atualmente, as desenvolvedoras mais modernas oferecem serviços em nuvem, tecnologia que faz com que os clientes utilizem seus servidores para realizar suas operações.

Graças a isso, os contratantes não precisam gastar muito tempo e capital com uma infraestrutura ampla. É necessário apenas ter os dispositivos físicos para acessar o sistema (como computadores, smartphones e tablets) e conexão à internet.

Por outro lado, a empresa de tecnologia precisa ter uma estrutura robusta para conseguir prestar um serviço de qualidade a todos os seus clientes, especialmente pelo fato de que o volume de informações gerados pelas empresas está crescendo a um ritmo acelerado.

Falta de suporte em inovação

Constantemente, surgem inovações que melhoram o desempenho das empresas e sua logística, de forma geral. As desenvolvedoras devem estar sempre se atualizando sobre as últimas tendências, além de estudar quais serão benéficas para seus clientes e buscar adotá-las.

Entretanto, elas sofrem com a falta de suporte disponível para implementar essas novidades tecnológicas. Um exemplo de tecnologia que transformará a logística do Brasil e do mundo é a blockchain.

Resumidamente, consiste em uma rede descentralizada (não é controlada por uma entidade específica) em que todos os usuários compartilham as informações sobre as operações de transporte.

Por exemplo, atividades como a emissão de notas fiscais, retirada ou transferência de produtos e entrega de mercadorias ao cliente são visualizadas por todas as partes envolvidas no processo. Isso torna a relação entre as empresas mais transparente e possibilita a criação de aplicabilidades inovadoras.

Antes de contratar um sistema de gestão, verifique se a empresa fornecedora já implementou tecnologias de ponta e qual é a sua visão de futuro.

Segurança de dados

A segurança das informações é uma das maiores preocupações para qualquer negócio, especialmente os e-commerces. Negligenciar o assunto pode fazer com que muitas informações sejam vazadas ou subtraídas por criminosos virtuais (hackers).

Imagine que o TMS não tenha um sistema de segurança: é possível que dados sigilosos de seus clientes sejam obtidos por terceiros. É relevante que a desenvolvedora de sistemas de gestão preze por esse cuidado com a empresa contratante, seus parceiros, clientes e usuários. Para isso, ela deve tomar ações como:

  • implantar tecnologias de segurança, como firewalls, antivírus, criptografia de dados etc.;
  • manter-se atualizado sobre novos métodos de invasão e desenvolver novas medidas de segurança;
  • permitir criação de níveis de acesso, evitando que todos os colaboradores tenham acesso às informações confidenciais do negócio;
  • seguir as leis brasileiras que dispõem sobre o tema, como o Marco Civil da Internet, Lei Geral da Proteção de Dados, entre outras.
  • Estar de acordo com as principais regulamentações para gestão de segurança da informação, como a certificação ISO 27001.

Para garantir a segurança de suas informações, entre em contato com a empresa de tecnologia e questione sobre os métodos aplicados e conformidade com a legislação sobre o assunto.

Como a tecnologia aplicada à logística acelera a transformação digital?

Todas as empresas que precisam se transformar digitalmente enfrentam desafios que acabam gerando entraves ao processo. Isso faz com que ele leve muito tempo para ser finalizado.

Entretanto, esse procedimento é acelerado e facilitado quando se utiliza uma tecnologia especializada.

Economia

A transformação digital exige um robusto investimento por parte da empresa. Entretanto, adotar um sistema fornecido por outra organização gera várias economias nesse projeto.

Uma delas consiste na minimização dos custos com infraestrutura e manutenção de equipamentos, caso a plataforma a ser implementada seja em nuvem. Outra vantagem é não ter necessidade de pesquisar e desenvolver novas tecnologias, já que isso é feito pela fornecedora da plataforma.

Facilidade de uso

Um bom TMS é ergonômico, intuitivo e fácil de usar — ele poderá ser utilizado imediatamente pelos colaboradores assim que acessam o sistema. Essa é uma qualidade que aumenta a taxa de adesão à tecnologia pelos funcionários.

A facilidade de uso também envolve a mobilidade, que é a possibilidade de acessar o sistema tanto por computadores de mesa como dispositivos móveis (como celulares e smartphones).

Isso permite que os gestores e colaboradores desempenhem suas funções remotamente. Por exemplo, os administradores podem monitorar o desempenho das transportadoras fora do estabelecimento da empresa.

Velocidade de implementação

A implantação de tecnologias, geralmente, envolve aquisição de equipamentos, contratação de desenvolvedores para criar novos sistemas, mudança na cultura organizacional — direcionando-a à inovação —, treinamento do pessoal e criação de uma fase de testes.

No caso de um TMS em nuvem, basta contratar a fornecedora que ela realizará a implementação do sistema. Também, deverá se colocar à disposição para solucionar quaisquer problemas ou dúvidas que os funcionários tiverem, eliminando várias etapas burocráticas da transformação digital.

As empresas de tecnologia aplicada à logística enfrentam muitos desafios para atender aos seus clientes com qualidade. Mas ter o apoio dessas organizações é crucial para qualquer negócio que deseja se transformar digitalmente com mais agilidade, economia e segurança.

Quer conhecer mais sobre as possibilidades de uso de tecnologia na logística? Disponibilizamos conteúdos exclusivos e gratuitos que auxiliarão na gestão de seu negócio! Acesse esta página com todos nossos materiais!

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Relacionados

VTEX DAY 2024
VTEX DAY 2024: Descubra Insights e Tendências do Mercado Digital
prêmioabcommdeinovaçãodigital
Grupo Intelipost é indicado ao Prêmio ABComm de Inovação Digital 2024
Categorias
Newsletter

Cadastre o seu e-mail e receba as nossas novidades