Intelipost

Por que times multidisciplinares podem ser a solução em inovação na logística do seu e-commerce?

Publicado em
por:
Inovação na logística

Diferentemente de um estabelecimento físico, o e-commerce se desenvolveu ao longo dos anos totalmente conectado com a tecnologia. Logo, o caminho para promover inovação na logística e nas operações de uma loja virtual é formar equipes multidisciplinares, com profissionais do comercial, marketing, gestão e também de TI (Tecnologia da Informação).

Se por um lado ainda é difícil contratar mão de obra especializada na área de TI no Brasil, por outro a tecnologia ascende de forma impressionante nas empresas, transformando setores como a logística. Assim, cabe a gestores de e-commerce começar a pensar em TI como um core business para assegurar maior qualidade e escalabilidade nas operações.

A relação entre TI e logística

Logística e tecnologia são praticamente indissociáveis, especialmente em se tratando de e-commerce. Com a transformação digital e o papel cada vez mais estratégico do setor de TI, é impossível considerar melhorias para a cadeia de distribuição que não envolvam ferramentas tecnológicas para lidar com o armazenamento e gestão dos dados, monitoramento de entregas, fluxo de pedidos, entre outras funções.

É nesse sentido que softwares como o TMS ou o WMS atuam como facilitadores da inovação na logística, potencializando o desempenho dos serviços prestados.

O perfil dos profissionais de TI na logística

O profissional de Tecnologia da Informação na logística de um e-commerce deve ter um perfil multidisciplinar. Isso quer dizer que ele não somente precisa ter conhecimento técnico e estar atento às inovações tecnológicas, mas também familiaridade com sistemas característicos do segmento, bem como processos de venda e pós-venda.

Capacidades essenciais do profissional de tecnologia na logística

Pensando na multidisciplinaridade da Tecnologia da Informação como ferramenta para inovação na logística, profissionais de tecnologia precisam dominar habilidades importantes para otimizar a cadeia de distribuição. São elas:

  • gerenciamento e armazenamento de dados: dados coletados ao longo dos processos abastecem a empresa com informações cruciais e qualificadas para guiar as tomadas de decisão e implementação melhorias;
  • conhecimentos em programação e desenvolvimento: essencial para proporcionar navegação e troca de informações mais seguras e bem-estruturadas, evitando erros e problemas;
  • Big Data e BI (Business Intelligence): a mineração de dados logísticos internos e externos auxilia gestores a entender melhor o comportamento do cliente, identificar tendências, mapear padrões de entrega e automatizar uma série de processos, maximizando a eficiência da cadeia;
  • conhecimentos em mobile: 48% das vendas online no Brasil já acontecem via aplicativos ou smartphones, e esse número tende a crescer. Paralelamente, uma série de aplicativos e automações via mobile são usados para o monitoramento de motoristas e para aprimorar o picking e a expedição nos armazéns;
  • infraestrutura e segurança da informação: são pilares para uma experiência do usuário mais positiva. Da mesma forma, os dados precisam estar bem-estruturado para gerar respostas rápidas para o cliente sobre fretes e prazos, integrando toda a logística.

A importância dos times multidisciplinares para os sistemas de logística integrados

A formação de equipes multidisciplinares é uma grande tendência nas empresas. Compostos por profissionais com diferentes conhecimentos e backgrounds, esses times conseguem ter uma perspectiva mais ampla de um problema ou procedimento e uma abordagem de trabalho interdisciplinar. Para a integração logística, esse modelo é fundamental, uma vez que une profissionais que terão uma visão mais técnica do processo, do cliente, de custos, etc.

Por que times multidisciplinares podem ser a solução em inovação na logística do seu e-commerce?

Em um ambiente de trabalho multidisciplinar, o debate é mais rico, visto que cada colaborador tem conhecimentos, pontos de vista e experiências únicas. Dessa forma, esse tipo de time chega a soluções, propostas e caminhos mais criativos e diversos, que ultrapassam o óbvio.

A multidisciplinaridade é um ingrediente indispensável para a inovação na logística, uma vez que, por meio dessa interação de diferentes profissionais, é possível elaborar projetos disruptivos e mais completos, contemplando e otimizando todos os elos da cadeia.

E você, o que achou desse conteúdo? Não deixe de seguir a Intelipost nas redes sociais para acompanhar outras discussões como essa! Estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn.

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Relacionados

prêmioabcommdeinovaçãodigital
Grupo Intelipost é indicado ao Prêmio ABComm de Inovação Digital 2024
tendências para a logística em 2024
4 tendências para a logística em 2024
Categorias
Newsletter

Cadastre o seu e-mail e receba as nossas novidades