TecnologiaBlockchain na logística
A logística é parte estratégica para o negócio, não mais apenas operacional. A importância dessa atividade pode ser observada no crescimento que os setores logísticos, como o de transporte, com crescimento que representou o dobro do PIB do país — 2,2% de resultado em 2018 e expectativas ainda maiores para 2019.

O gestor logístico responsável pela estratégia da operação deve conhecer o mercado e estar atento às evoluções tecnológicas disruptivas e como elas podem impactar o negócio. Um dos exemplos é a aplicação da blockchain na logística.

A tecnologia Blockchain

Um sistema denominado centralizado é aquele que precisa de um centralizador, o qual é o responsável por receber as solicitações de transações e passar esses requerimentos adiante. Essa intervenção existe para aumentar a confiança nas transações e reduzir o risco de problemas.

Num sistema distribuído, todos os agentes de uma rede são os responsáveis por ser esse fator verificador das transações. Não há necessidade de um órgão que controle as trocas de informação.

A Blockchain, ou cadeia de blocos, é uma tecnologia que permite o acesso e registro de informações em bancos de dados distribuídos. Ou seja, toda informação ou transação é validada por todas as partes que integram a rede por meio de um processamento de rede distribuída para diversos computadores que possuem uma chave de acesso referente àquela cadeia, garantindo segurança no trânsito das informações. 

As principais aplicabilidades da tecnologia Blockchain na logística

Essa tecnologia ficou mais conhecida pelo surgimento das criptomoedas, especialmente o bitcoin, que é a mais conhecida. Porém, ela não se limita a aplicações financeiras. A Blockchain pode trazer grandes benefícios para as operações logísticas, como: 

Aumento da eficiência nos processos de envios

A Blockchain na logística tem papel fundamental no aumento da eficiência dos processos de envio, assim como na melhoria da segurança e da rapidez na transação de informações.

Uma entrega envolve mais de uma empresa. Com a utilização dessa tecnologia, todas as pessoas participantes do processo estaão alinhadas em relação ao status das entregas, pois todos têm acesso a uma mesma base de dados.

A responsabilidade se torna compartilhada, e todas as empresas envolvidas na Blockchain têm acesso à mesma base de dados, em tempo real, com informações transparentes e processos de validação muito menos burocráticos. 

Monitoramento de inventário

O controle de estoque é algo complexo dentro das organizações, principalmente quando falamos do comércio online. Hoje em dia, há um gap nesse segmento, visto que as operações são, em alguns casos, desconectadas. Isso acaba por gerar problemas com as transações de compra e indiretamente impacta a vida dos consumidores.

A Blockchain oferece uma solução a esse problema com o monitoramento de inventário em tempo real. Ela permite a identificação e o rastreamento de cada produto disponível no estoque, disponibilizando a visualização dos dados de forma rápida. Assim, se você precisa localizar uma peça no estoque, a encontrará com mais facilidade. 

Mais transparência

A transparência de dados é algo que ajuda as empresas a confiarem mais nos pontos da cadeia de suprimentos. Com isso, a operação em si torna-se mais eficiente.

Os dados disponíveis e validados pela Blockchain permitem que a não confiabilidade, com destaque para aquelas relacionada a informações comerciais, possa ser conferida de forma automática, reduzindo a necessidade de auditoria de faturas

Faturamento e Pagamento

A falta de confiança em sistemas de pagamentos é algo que deixa de existir na aplicação da Blockchain. Sem a necessidade de um centralizador, as empresas podem fazer suas transações de forma mais prática, desburocratizada e segura.

A partir de algoritmos que compões os contratos inteligentes, transparentes e antifraudes, o proco de pagamento pode ser feito diretamente entre as empresas.

Essa é a melhor opção para transações comerciais internacionais, que normalmente precisam de um centralizador. Quando são feitas em um banco, por exemplo, isso deixa o processo mais custoso e muitas vezes com trâmites excessivos. 

Resolução de litígios

Muitas empresas têm problemas relacionados a frete que são complicados de ser resolvidos sem envolver uma terceira pessoa — geralmente precisam de um auditor para isso. Esses fatores podem englobar atrasos e entregas feitas em destinos errados.

Hoje em dia, existem soluções que ajudam na verificação de dados, uma vez que elas mantêm as duas partes informadas e cientes de todos os passos da operação. 

Gestão de dados

O gerenciamento de dados ganha rapidez e melhor visualização devido a impossibilidade de manipulação das informações. O risco de fraudes é quase zero. Além disso, não é possível a inserção de dados que não estejam de acordo com os critérios previamente estipulados em compliance entre as partes envolvidas. 

Contratos inteligentes

Os contratos inteligentes são estruturados com algoritmos de regra de lógica de programação (por exemplo, “se isso, então aquilo”). A validação se dá por assinaturas digitais, que são autenticadas em tempo real na plataforma e ficam visíveis para todos os envolvidos. Qualquer informação que não atenda às condições pré-determinadas pelo algoritmo ficam impossibilitadas de serem adicionadas à Blockchain. 

Proteção sobre propriedade intelectual

A utilização de contratos inteligentes via Blockchain pode ser utilizada também na preservação de dados de propriedade intelectual, sem a necessidade de processos burocráticos.

Para que a Blockchain na logística torne-se uma realidade, é necessária a colaboração de todos os envolvidos na cadeia de suprimentos, tendo em vista que a tecnologia agrega valor a medida que existam mais partes envolvidas na cadeia de dados. Quanto mais informação dentro dela, mais valor ela possui. Valor este compartilhado entre os envolvidos.

A Blockchain é uma tecnologia que pode desenvolver a confiança dos clientes de hoje, e com grande potencial de valor para a economia digital a longo prazo.

Dito isso, é importante que seu modelo de inovação de negócio em Blockchain na logística possa ser implementado com especialista do setor. Você pode ler mais sobre a nossa consultoria em Blockchain.

Quer saber mais sobre tecnologia no mundo da logística? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como este diretamente no seu e-mail!