
Empresas que operam com sistemas de entrega convencionais enxergam essa atividade como commodity. No cenário virtual, a logística torna-se peça fundamental e fator de diferenciação para os clientes. Quando mais eficaz, rápido e conveniente for todo o processo de entrega, melhor é a reputação da loja no mercado.
Especificidades da logística do e-commerce
Fracionamento e dinamismo são elementos que fazem com que a logística do e-commerce seja diferente da tradicional e mais desafiadora para os gestores. Entre as principais particularidades enquadram-se:
Tipo de carga
O carregamento na logística do e-commerce não é paletizado e em volume alto, mas em pequenos pacotes fracionados. Geralmente uma loja virtual recebe um grande número de pedidos menores, que precisam ser entregues de maneira fragmentada.
Fluxo dos pedidos
E-commerces precisam da logística estratégica para lidar com um fluxo alto de encomendas, que na maioria das vezes são compostas por poucos itens. Além disso, uma característica marcante é o ciclo do pedido, que dura em média algumas horas — e não dias, como na logística tradicional.
Transporte
As remessas de um e-commerce tendem a ser geograficamente dispersas e acontecem de forma fracionada. Esses aspectos afetam os custos do frete, que são mais altos. No mais, a pulverização das entregas faz que com existam muitas etapas manuseio, carga e descarga, o que contribui para elevar os riscos de avarias no transporte.
O que fazer para oferecer a melhor logística no e-commerce?
Coordenar informações com maestria, proporcionar maior conveniência e garantir menores prazos e custos são os principais focos da logística estratégica para e-commerce. Confira algumas ideias que podem ajudar a sua empresa a aprimorar a performance das entregas.
Investir em tecnologia Mobile friendly
Compras feitas por dispositivos móveis já representam 48% das vendas de e-commerces no Brasil. O Google inclusive bonifica lojas que apostam na experiência mobile, colocando-as no topo das pesquisas. Logo, é importante que gestores de e-commerce invistam cada vez mais em telas responsivas e em uma jornada de compras inteligente e confortável.
Investir em otimização com realidade aumentada e realidade virtual
A realidade aumentada e virtual são tecnologias conhecidas por inserir um usuário em um novo espaço ou proporcionar uma visão mais ampla e detalhada de um item. Entre as aplicações possíveis desse recurso no e-commerce temos:
- disponibilizar vídeos interativos de como usar ou montar um produto;
- permitir a visualização projetada dos produtos em diferentes ambientes;
- propiciar uma experiência de compra de interação e experimentação com os produtos, na qual o cliente pode observar tamanhos, combinações, cores etc.
Facilitar o Checkout
O abandono de carrinho é um obstáculo para o e-commerce, muitas vezes gerado por problemas no checkout. É sabido que essa etapa não é simples, portanto, o ideal é adotar algumas medidas para torná-lo mais rápido e otimizado, como:
- checkout de uma página só;
- cadastro não obrigatório ou interligado com as redes sociais;
- compras com apenas um clique.
Adotar novos métodos de entrega
Estabelecer parcerias com transportadoras de cargas fracionadas que investem em tecnologia — como rastreamento e roteirização — é uma boa medida para assegurar remessas rápidas e proveitosas.
Ao mesmo tempo, tendências como entregas por drones ou em pontos de retirada (click & collect) mostram que existe muito espaço para inovação, e que investir em variedade é fundamental para satisfazer um número maior de clientes e suas diferentes demandas e preferências.
A logística estratégica é fundamental para que um e-commerce opere em alto desempenho, contorne os desafios desse segmento e ainda garanta uma vantagem competitiva. Agora que você conhece algumas boas práticas, pode colocá-las em prática para aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual.
Este post foi útil? Se sim, continue se informando e baixe agora mesmo nosso e-book sobre tudo o que você precisa saber para otimizar a logística no e-commerce!