IntelipostIntelipost
Intelipost
Tecnologia em Gestão de Fretes
  • Quem somos
  • Soluções
    • Cálculo de Frete
    • Gestão de Despacho
    • Rastreamento de Entregas
    • Auditoria de Faturas
    • Reembolso dos Correios
    • Reversa
    • Roteirizador
    • Analytics
    • Blockchain
    • Soluções para Marketplace
  • Conteúdo
    • Blog da Intelipost
    • Cases de Sucesso
    • Materiais Educativos
    • TMS
    • Blockchain na logística
  • Parceiros
    • Nossos Parceiros
    • Seja um Parceiro
    • Ranking das Transportadoras
  • Contato
    • Contato
    • Central de Ajuda
    • Trabalhe na Intelipost
  • Entrar
  • PT
    • EN
SOLICITE UMA DEMO
  • Quem somos
  • Soluções
    • Cálculo de Frete
    • Gestão de Despacho
    • Rastreamento de Entregas
    • Auditoria de Faturas
    • Reembolso dos Correios
    • Reversa
    • Roteirizador
    • Analytics
    • Blockchain
    • Soluções para Marketplace
  • Conteúdo
    • Blog da Intelipost
    • Cases de Sucesso
    • Materiais Educativos
    • TMS
    • Blockchain na logística
  • Parceiros
    • Nossos Parceiros
    • Seja um Parceiro
    • Ranking das Transportadoras
  • Contato
    • Contato
    • Central de Ajuda
    • Trabalhe na Intelipost
  • Entrar
  • PT
    • EN

Logística estratégica: você está utilizando em seu e-commerce?

9 de abril de 2019por Giuli Romano
logística estratégica

Compartilhe este post

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Compartilhe no Google+(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Click to share on WhatsApp(abre em nova janela)
Desde meados dos anos 90, o e-commerce vem crescendo de maneira espantosa no mundo, mudando a forma como as pessoas adquirem produtos e serviços. Um dos maiores impactos do comércio virtual, contudo, foi nos ciclos de distribuição e transporte, uma vez que essa modalidade exige uma logística estratégica para dar conta da demanda que difere muito da tradicional.

Empresas que operam com sistemas de entrega convencionais enxergam essa atividade como commodity. No cenário virtual, a logística torna-se peça fundamental e fator de diferenciação para os clientes. Quando mais eficaz, rápido e conveniente for todo o processo de entrega, melhor é a reputação da loja no mercado.

Especificidades da logística do e-commerce

Fracionamento e dinamismo são elementos que fazem com que a logística do e-commerce seja diferente da tradicional e mais desafiadora para os gestores. Entre as principais particularidades enquadram-se:

Tipo de carga

O carregamento na logística do e-commerce não é paletizado e em volume alto, mas em pequenos pacotes fracionados. Geralmente uma loja virtual recebe um grande número de pedidos menores, que precisam ser entregues de maneira fragmentada.

Fluxo dos pedidos

E-commerces precisam da logística estratégica para lidar com um fluxo alto de encomendas, que na maioria das vezes são compostas por poucos itens. Além disso, uma característica marcante é o ciclo do pedido, que dura em média algumas horas — e não dias, como na logística tradicional.

Transporte

As remessas de um e-commerce tendem a ser geograficamente dispersas e acontecem de forma fracionada. Esses aspectos afetam os custos do frete, que são mais altos. No mais, a pulverização das entregas faz que com existam muitas etapas manuseio, carga e descarga, o que contribui para elevar os riscos de avarias no transporte.

O que fazer para oferecer a melhor logística no e-commerce?

Coordenar informações com maestria, proporcionar maior conveniência e garantir menores prazos e custos são os principais focos da logística estratégica para e-commerce. Confira algumas ideias que podem ajudar a sua empresa a aprimorar a performance das entregas.

Investir em tecnologia Mobile friendly

Compras feitas por dispositivos móveis já representam 48% das vendas de e-commerces no Brasil. O Google inclusive bonifica lojas que apostam na experiência mobile, colocando-as no topo das pesquisas. Logo, é importante que gestores de e-commerce invistam cada vez mais em telas responsivas e em uma jornada de compras inteligente e confortável.

Investir em otimização com realidade aumentada e realidade virtual

A realidade aumentada e virtual são tecnologias conhecidas por inserir um usuário em um novo espaço ou proporcionar uma visão mais ampla e detalhada de um item. Entre as aplicações possíveis desse recurso no e-commerce temos:

  • disponibilizar vídeos interativos de como usar ou montar um produto;
  • permitir a visualização projetada dos produtos em diferentes ambientes;
  • propiciar uma experiência de compra de interação e experimentação com os produtos, na qual o cliente pode observar tamanhos, combinações, cores etc.

Facilitar o Checkout

O abandono de carrinho é um obstáculo para o e-commerce, muitas vezes gerado por problemas no checkout. É sabido que essa etapa não é simples, portanto, o ideal é adotar algumas medidas para torná-lo mais rápido e otimizado, como:

  • checkout de uma página só;
  • cadastro não obrigatório ou interligado com as redes sociais;
  • compras com apenas um clique.

Adotar novos métodos de entrega

Estabelecer parcerias com transportadoras de cargas fracionadas que investem em tecnologia — como rastreamento e roteirização — é uma boa medida para assegurar remessas rápidas e proveitosas.

Ao mesmo tempo, tendências como entregas por drones ou em pontos de retirada (click & collect) mostram que existe muito espaço para inovação, e que investir em variedade é fundamental para satisfazer um número maior de clientes e suas diferentes demandas e preferências.

A logística estratégica é fundamental para que um e-commerce opere em alto desempenho, contorne os desafios desse segmento e ainda garanta uma vantagem competitiva. Agora que você conhece algumas boas práticas, pode colocá-las em prática para aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual.

Este post foi útil? Se sim, continue se informando e baixe agora mesmo nosso e-book sobre tudo o que você precisa saber para otimizar a logística no e-commerce!

Sobre o autor

Giuli Romano

Graduanda em letras, especializada em produção, edição e revisão de conteúdo multimídia. Atualmente é responsável pelo conteúdo da Intelipost, escrevendo sobre logística, e-commerce, tecnologias e novidades do mercado.

logística de e-commercelogística estratégica

Relacionado

Pesquise no blog
Assine nossa Newsletter
  • Este campo é para fins de validação e deve ter sua esquerda inalterada.
Posts Populares
  • startups de logística
    Como as startups de logística estão revolucionando o mercado de entregas?
    19 de janeiro de 2021
  • O que permanece no comportamento do consumidor online no pós-crise?
    3 de novembro de 2020
  • mensagem ao mercado sobre a pandemia do coronavírus
    Mensagem ao mercado sobre a COVID-19
    24 de março de 2020
  • gestão de transporte
    Como aprimorar a gestão de transporte sem perder eficiência?
    28 de agosto de 2018
  • Blockchain na logística
    Descubra as principais aplicabilidades da tecnologia Blockchain na logística
    10 de setembro de 2019
  • [eBook] Como usar as entregas para conquistar a fidelidade do cliente
    18 de maio de 2017
  • ineficiências de um e-commerce
    As mais comuns ineficiências de um e-commerce
    3 de outubro de 2017
Facebook
Intelipost
INTELIPOST
  • Quem somos
  • Central de Ajuda
  • Contato
  • Trabalhe na Intelipost
  • Master Service Agreement
  • Políticas de Segurança
  • Política de Privacidade
  • Parceiros
  • Seja um Parceiro
  • Código de Conduta
SOLUÇÕES
  • Cálculo de Frete
  • Gestão de Despacho
  • Rastreamento de Entregas
  • Auditoria de Faturas
  • Reembolso dos Correios
  • Analytics
CONTEÚDO
  • Blog da Intelipost
  • Materiais Educativos
  • TMS
FOLLOW US
Facebook “Instagram” “YouTube” “Twitter” “Linkedin” “Github” “Blog”


Cartão BNDES, Endeavor Promessas, IBM SmartCamp

Heap | Mobile and Web Analytics
Intelipost
Copyright © 2017 - Intelipost Consultoria e Tecnologia de Logística LTDA. Todos os direitos reservados.
Solicite uma Demonstração
  • Este campo é para fins de validação e deve ter sua esquerda inalterada.