Intelipost

A tecnologia Blockchain e seu impacto na cadeia logística

Publicado em
por:
tecnologia Blockchain

Co-organizamos o evento sobre Blockchain na Abralog, Associação Brasileira de Logística, associação que promove o estudo, debate e divulgação sobre logística e supply chain no Brasil, falando sobre esta tecnologia no processo logístico e o seu impacto em diversas outras áreas ligadas a ela.

Hoje, a tecnologia Blockchain já é utilizada em diversas cadeias logísticas pelo mundo, criando processos confiáveis, transparentes e seguros. Essa tecnologia já mostra resultados reais e terá um papel fundamental para criar novas formas de trocar bens e ativos nos próximos anos.

O ponto positivo é que muitas empresas já estão utilizando esta tecnologia em seus processo. Um exemplo é a BRF, que está utilizando a tecnologia Blockchain em seus processos logísticos para realizar o rastreamento de alimentos e informar ao consumidor, a procedência destes, oferecendo assim, credibilidade e confiança para o consumidor final no momento da compra do alimento escolhido.

Para mostrar que o Blockchain não é algo distante da realidade logística, o nosso fundador, Stefan Rehm, apresentou aplicações reais desta tecnologia na logística, resultados do nosso primeiro hackathon realizado aqui na Intelipost em parceria com a IBM, em agosto deste ano.

Uma das aplicações apresentadas foi voltada para gestão de fretes, onde o processo de precificação é complexo, gerando muitas vezes, disputas sobre o valor exato cobrado de ambas as partes, levando assim, um longo prazo para resolução de divergências.

Com o Blockchain, é possível ter uma única visão dos custos, impactando assim, no processo de reconciliação automática.

Além da gestão de fretes, o rastreamento de entregas foi outra aplicação logística apresentada. Com o uso do blockchain, é possível acompanhar e manter os registros de status de cada etapa do processo de entrega (desde a sua compra até o momento final de entrega), onde tanto embarcadores, transportadoras e consumidores finais, conseguem acompanhar o lançamento das informações e seus históricos, utilizando assim, um processo de entrega transparente e ágil frente a possíveis problemas de entrega em qualquer uma das etapas descritas.

Exemplos assim mostram como a retirada de intermediários ao longo dos processos, oferecem a opção de utilização de contratos inteligentes, impactando na redução de tempo para cumprir as exigências contratuais e legais de ambos os lados, apresentando assim, um processo confiável para todos os envolvidos no processo.

tecnologia Blockchain

Por fim, ao lado de Regina Helena Fresson Nori (IBM) e Fúlvio Xavier (Smartchains), participamos de um painel com perguntas para discutirmos o impacto desta tecnologia nos próximos anos dentro de toda a cadeia logística.

É claro que ainda existem diversos desafios para popularização desta tecnologia entre as empresas, mas os primeiros passos para o processo de maturidade do mercado e confiança na utilização desta tecnologia, já estão em andamento.

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Relacionados

VTEX DAY 2024
VTEX DAY 2024: Descubra Insights e Tendências do Mercado Digital
prêmioabcommdeinovaçãodigital
Grupo Intelipost é indicado ao Prêmio ABComm de Inovação Digital 2024
Categorias
Newsletter

Cadastre o seu e-mail e receba as nossas novidades