Fretefrete internacional
Com a globalização e a transformação digital, o e-commerce está vivendo um novo momento. Nesse contexto, crescem as possibilidades de expandir os negócios para uma estratégia transfronteiriça e vender seus produtos para outros países. Todavia, o sucesso das operações cross-border depende muito da logística, uma vez que o frete internacional apresenta suas particularidades.

Na perspectiva do consumidor, o valor do frete é um importante fator de decisão na hora de fechar uma compra. Já para a loja, é fundamental que o cálculo seja assertivo para evitar prejuízos. A saída é investir em planejamento e avaliar com atenção todos os fatores do envio internacional para oferecer condições e preços mais justos para ambas as partes.

Como funciona o frete internacional?

O frete internacional pode ser feito de duas formas: direta ou indireta. Na primeira, o e-commerce se responsabiliza por todas as etapas de envio até o cliente final. Para isso, você precisará contratar uma transportadora que trabalhe com o modal escolhido e alinhar com ela processos como valores de frete, prazos, logística reversa, para citar alguns.

No modo indireto, as encomendas feitas no seu site são redirecionadas para empresas intermediadoras, que cuidam de todo o trâmite de exportação. 

Incoterms e o frete internacional

Entender os Incoterms é essencial para negócios que desejam disponibilizar o frete internacional. Trata-se de um conjunto de regras e padrões internacionais que explicitam as responsabilidades do comprador e do vendedor no processo de exportação e importação — como quem é responsável pelo frete, quem deve arcar com o seguro, entre outros fatores.

Os Incoterms foram definidos pela Câmara de Comércio Internacional (CCI), uma associação que estuda e desenvolve parâmetros para transações internacionais, e que atualmente está presente em mais de 120 países. 

As vantagens de internacionalizar sua operação

Oferecer frete internacional é um desafio, mas também possibilita novas oportunidades de negócio. Entre as principais vantagens dessa operação, destacamos: 

Possibilidade de crescimento nas vendas

Um benefício claro da internacionalização de um e-commerce é a chance de expandir seu alcance, alcançando novos mercados e clientes. Como resultado, a tendência é que a loja aumente as vendas e fature mais com a amplificação da carteira.

Aumento do índice de produtividade

Uma consequência natural do crescimento das vendas é o aumento da produtividade. Isso contribui para reduzir a ociosidade e ampliar a produção, impulsionando o desenvolvimento do negócio. 

Incentivos fiscais

Aplicar o frete internacional assegura incentivos fiscais para seu e-commerce, um benefício recebido por empresas exportadoras. Alguns tributos — como IPI, ICMS, PIS, COFINS e IOF — não são cobrados em operações que envolvem produtos exportados ou na renda obtida por esse processo. 

Maior abrangência de mercados

O frete internacional atenua a limitação que uma empresa pode sentir por estar restrita apenas ao mercado brasileiro e suas particularidades. Assim, essa pode ser uma manobra interessante para diversificar públicos e mercados, e driblar cenários locais de crise ou sazonalidades. 

Como oferecer o melhor frete internacional?

Para otimizar o frete internacional, fique atento à escolha do modal: não existe opção melhor ou pior, mas cada detalhe da encomenda deve ser avaliado, como o peso, volume, tipo da carga, destino, valor da mercadoria e, especialmente, o prazo de entrega. Por exemplo, o transporte marítimo custa bem menos que o aéreo, porém seu tempo de envio é muito maior. Portanto, é fundamental examinar todos os aspectos.

Além disso, vale a pena reforçar que, para que o frete internacional funcione perfeitamente, você precisará de ótimos parceiros, uma vez que seu e-commerce dependerá muito deles para atender seus clientes. Logo, a escolha de fornecedores deve ser minuciosa para garantir a qualidade.

Exportar produtos é uma iniciativa que pode fazer muito bem para o seu negócio, alavancando seu crescimento e resultado das vendas. Por isso, pesquise e planeje-se para ter uma estratégia de frete internacional inteligente e vantajosa para distribuir seus produtos pelo mundo.

Quer acompanhar mais conteúdos como esse? Acompanhe-nos nas redes sociais, estamos no Facebook, LinkedIn e Twitter