Intelipost

Etiqueta inteligente: o que é e quais as vantagens de utilizar

Publicado em
por:
uma mulher bipando um produto no armázem com um leitor RFID

A cada dia vemos nos setores de logística e varejo maior participação da tecnologia na garantia de maior produtividade e melhor eficiência. Isso é bastante natural, dado o contexto de variedade das empresas e modelos de negócio e também com a ascensão do mercado online. Nesse sentido, a etiqueta inteligente é mais uma das inovações que podem otimizar a rastreabilidade dos itens nos processos de entrega. 

O que é a etiqueta inteligente?

Também chamada de smart label, a etiqueta inteligente é uma  facilitadora na troca de informações com maior agilidade, fornecendo dados necessários e melhorando o processo de entregas.

A etiqueta inteligente funciona com tecnologia RFID (Radio Frequency Identification), que é um modo de identificação por meio de ondas eletromagnéticas ou sinais de rádio e que atua de forma automática. 

Ela trabalha com etiquetas que contém microchips, os quais servem para guardar os dados, e deve ser protegida por tags (transponder) feitas  de diferentes materiais, como silicone ou plásticos. Para a leitura dessas etiquetas, é necessária a utilização de um leitor específico para a captação das informações codificadas pelas etiquetas. Contam ainda com o apoio de um sistema por antenas distribuídas em pontos pré-planejados e um sistema de gestão que auxilia na gestão dessas informações.

Como funciona o sistema de RFID na logística?

Basicamente, os sistemas RFID contêm:

  • Antena: é onde a comunicação sem fio ocorre, tanto para receber as ondas de rádio, como para transmitir (irradiar). Cada antena opera em uma faixa de frequência específica.   
  • Tag ou Transponder: tem como objetivo transmitir e atender os direcionamentos recebidos por radiofrequência. Contém um chip com dados sobre o produto, além de uma resistência, que funciona como uma antena. A tag também contém um invólucro que pode ser de silicone ou plástico para proteger o chip.
  • Leitor: estabelecem a comunicação com as tags através da antena, por emissões de sinais de radiofrequência. A etiqueta inteligente recebe o sinal e faz a retransmissão dos dados do produto para o software de gestão utilizado. A partir disso é possível tomar as decisões adequadas para cada pedido, resultando em um monitoramento com total visibilidade.

Quais as vantagens da utilização de etiquetas inteligentes?

A adoção da tecnologia RFID na logística é uma ótima alternativa ao código de barras, otimizando o controle e gestão do estoque, além de facilitar a gestão dos pedidos, tanto nos processos de expedição como também o de rastreamento dos produtos para melhor atendimento aos consumidores. A principal vantagem está no fato de que a leitura por um leitor de RFID não precisa ser realizada de maneira estática e em linha, como é o caso dos códigos de barras. Como ele possui uma capacidade de captura maior do que a dos leitores ópticos, é possível identificar itens que estejam em lugares de maior dificuldade de acesso, como, por exemplo, em locais mais altos no estoque.

Como a etiqueta inteligente ajuda a logística das empresas

A adoção de etiquetas inteligentes na logística auxiliam em especial a gestão de estoque, com melhor identificação dos produtos, evitando erros na contagem do estoque.

Além disso, a etiqueta inteligente ajuda no rastreamento e monitoramento das entregas, ajudando os gestores de logística a ter melhor visibilidade de todos os pedidos realizados, melhor rastreamento da carga transportada e maior velocidade nas entregas e nas tratativas, nos casos em que ocorram alguma adversidade ou atrasos.

Nesse sentido, a etiqueta inteligente contribui para  estabelecer uma relação mais próxima com os seus consumidores, impactando positivamente a experiência deles com a sua marca, além de melhorar o relacionamento e alinhamento dos procedimentos com as transportadoras.

Veja a seguir algumas opções de utilização da etiqueta inteligente nas operações logísticas:

Monitoramento de estoque

Geram maior precisão sobre a contagem e balanço dos produtos, que podem ser realizados de maneira automatizada.

Localização

Melhorias no endereçamento dos produtos, com localização e monitoramento em tempo real. Além disso, a etiqueta inteligente otimiza a gestão de frota, pois pode ser utilizada em conjunto com sistemas de geolocalização, promovendo a localização em tempo real durante o transporte.

Otimização da cadeia de suprimentos

Maior conectividade e agilidade nos processos, o que possibilita melhorias na gestão da cadeia de suprimentos

Como você pode ver, a adoção da etiqueta inteligente nos processos logísticos garante melhores resultados para toda a operação. Caso queira entender outras formas de otimizar a sua operação logística, leia este  outro post  sobre como realizar a otimização de rotas e melhorar o desempenho logístico da sua empresa!

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Relacionados

prêmioabcommdeinovaçãodigital
Grupo Intelipost é indicado ao Prêmio ABComm de Inovação Digital 2024
tendências para a logística em 2024
4 tendências para a logística em 2024
Categorias
Newsletter

Cadastre o seu e-mail e receba as nossas novidades