Intelipost

Avaliação de performance de motoristas: veja como fazê-la!

Publicado em
por:
Avaliação de performance de motoristas

Você sabe como realizar a avaliação de performance de motoristas de maneira eficiente? Essa é uma prática indispensável para a produtividade da logística empresarial. Porém, muitos gestores ainda têm dificuldade no momento de análise.

Trata-se de um desafio considerável, pois o monitoramento do trabalho externo nem sempre é fácil. Exatamente por isso, produzimos este texto com algumas dicas e informações valiosas para o seu dia a dia. Quer descobrir como avaliar o desempenho de seus motoristas? Saiba mais lendo os tópicos seguintes.

Por que avaliar o desempenho de seus motoristas?

A logística é uma área estratégica, por isso deve ser conduzida de maneira eficiente e pautada na melhoria contínua dos processos. Esse, por si só, já é um bom argumento para fazer a avaliação de performance de motoristas.

O monitoramento e a análise de desempenho são boas práticas de gestão de pessoas, sendo aplicada em todos os tipos de empresas. Por isso, motoristas de transporte também devem avaliados. Quando bem executado, o processo dá uma visão sistemática ao gestor e gera inúmeros benefícios, como:

  • aumento da vida útil dos veículos;
  • redução nos índices de manutenções corretivas;
  • reduz gastos com multas de trânsito;
  • reduz as ocorrências por acidentes;
  • melhora os prazos de entregas dos produtos;
  • facilita o controle da jornada de trabalho dos motoristas.  

Como fazer a avaliação de performance de motoristas?

Viu só como é importante se dedicar à avaliação de performance de motoristas? Sem dúvidas, esse cuidado impulsiona a produtividade de sua equipe, transformando-se em um grande diferencial competitivo. Mas como fazer isso? Se esse é um desafio para o seu negócio, chegou a hora de aprender a superá-lo. Veja as nossas dicas!

Verifique se os prazos e os horários são cumpridos

Muitos gestores acham difícil monitorar e avaliar a performance de motoristas pelo fato deles exercerem um trabalho externo. No entanto, existem maneiras de fazer esse acompanhamento de forma efetiva, e entre elas destacamos a verificação do cumprimento de prazos, rotas e janelas de entrega.

Por isso, sempre acompanhe o momento em que os veículos são carregados e a jornada de trabalho dos motoristas. Lembre-se de que deve-se cumprir as regras sobre paradas e descansos. Outra prática interessante é o planejamento de rotas, pois permite a definição antecipada dos pontos em que o motorista deve parar. Além disso, um software de rastreamento pode ajudar na gestão complexa, fornecendo os dados necessários para esse monitoramento com visibilidade em tempo real.

planilha_diagnostico_logistica

Avalie se os motoristas praticam uma direção segura

Bons motoristas precisam adotar boas práticas ao volante. Afinal, não basta ser veloz: é preciso ter cuidado e prezar pela integridade do veículo e da carga. Sendo assim, você deve observar como ele conduz o caminhão. Nesse caso, os sistemas de rastreamento e monitoramento veicular são aliados, pois informam sobre excesso de velocidade e desvio de rota, por exemplo.

Esse vídeo muito legal sobre direção segura do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) mostra os princípios básicos para uma direção segura.

Atente-se às condições dos veículos da frota

Quando foi a última vez que você fez uma inspeção nos veículos da empresa? Eles indicam como seus motoristas têm dirigido, ajudando a avaliar e a corrigir condutas inadequadas. Ao observar a durabilidade e o intervalo das manutenções necessárias, é possível identificar se os motoristas estão considerando as boas práticas ao volante.

Em geral, é importante observar o consumo de combustível, o desgaste dos pneus e dos freios e até a limpeza da cabine. Outro detalhe importante: avalie o consumo de dados de internet de seus motoristas, pois isso também pode ser um indicativo de distrações ao volante.

Trabalhe com indicadores de desempenho

Como estamos falando de uma avaliação de performance dos motoristas, é importante que você tenha parâmetros para avaliar os dados coletados. Portanto, a definição de indicadores de desempenho é indispensável.

Vale a pena destacar que essa decisão varia conforme suas necessidades. Ou seja, é preciso conhecer a realidade da sua empresa e entender quais fatores precisam ser monitorados com mais atenção. Veja algumas sugestões:

  • percentual de entregas finalizadas dentro do prazo;
  • autonomia média do veículo dirigido;
  • quantidade de multas recebidas;
  • índice de acidentes de trânsito;
  • tempo médio para troca dos pneus do veículo. 

Seja transparente e informe os motoristas sobre a avaliação

A transparência no processo de avaliação de motoristas é um ponto que precisa ser levado em consideração. Afinal, sua equipe deve estar ciente de que é monitorada.

O ideal é informá-los sobre os indicadores utilizados e deixar claro quais condutas serão avaliadas. Além de evitar problemas, essa simples atitude contribui para a melhoria da performance dos envios e na experiência de compra dos seus consumidores.

Faça da tecnologia uma aliada na avaliação da performance de motoristas

A tecnologia é uma grande aliada da logística, pois simplifica sua vida na hora de conferir como anda a produtividade de seus motoristas. Por isso, deixar de aproveitar todo o seu potencial acaba sendo um equívoco. Já existem disponíveis no mercado ferramentas que auxiliam na gestão complexa das informações dos processos logísticos.

Em outras palavras, estude as opções à sua disposição e implemente um sistema de inteligência para logística com robustez, escalabilidade e flexibilidade. Isso fará toda a diferença em seus resultados!

Como a Intelipost ajuda nesse trabalho?

Quando o assunto é tecnologia a favor da logística, a Intelipost é liderança em tecnologias para a logística. Nosso TMS embarcador conta com recursos que integram embarcadores e transportadoras, dando uma visão completa durante todo o ciclo de entrega.

Uma das nossas ferramentas é o módulo de roteirização. Com ele é possível realizar o planejamento e roteirização para diversos endereços ao mesmo tempo por meio de Inteligência Artificial, e a separação de carga automatizada, tudo isso de acordo com a capacidade de cada veículo entre outros benefícios.

Os dados coletados de forma automática são uma fonte valiosa para gestores de e-commerce. Saber exatamente quando as coletas e entregas foram feitas, bem como ter em mãos rotas eficientes, simplifica sua tarefa.

Em resumo, além de melhorar a qualidade das entregas, você terá acesso a várias informações importantes sobre o trabalho de motoristas. Por isso, não perca tempo e avalie com cuidado a adoção de uma solução TMS.

A avaliação de performance de motoristas é indispensável para o sucesso da logística empresarial. Para isso, coloque em práticas as dicas apresentadas e não se esqueça de investir em boas tecnologias.

O que achou deste post? Quer saber mais sobre a solução da Intelipost? Solicite uma demonstração gratuita com um de nossos especialistas.

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Relacionados

VTEX DAY 2024
VTEX DAY 2024: Descubra Insights e Tendências do Mercado Digital
prêmioabcommdeinovaçãodigital
Grupo Intelipost é indicado ao Prêmio ABComm de Inovação Digital 2024
Categorias
Newsletter

Cadastre o seu e-mail e receba as nossas novidades