Gestãogestão de entregas inteligente
Em países com uma vasta extensão territorial, como o Brasil, realizar a gestão de entregas não é uma prática muito fácil, porém, tampouco impossível. Por exemplo, ainda que você obtenha o auxílio das tecnologias vigentes no mercado, as diferenças entre uma região e outra são inúmeras.

Além disso, a gestão de entregas inteligente é parte essencial de uma operação logística e exige muito planejamento, análise e acompanhamento dos processos. Toda a elaboração deve estar baseada na realidade da sua empresa, para que o que foi planejado seja cumprido. Ficou curioso? A seguir, falamos ainda mais sobre o assunto.

O que é a gestão de entregas?

A gestão de entregas, de uma forma resumida, é basicamente tudo que está ligado ao transporte e à movimentação de uma corporação. Dessa forma, podemos dizer ser uma etapa de suma importância, uma vez que é por meio dela que a empresa conquista a confiança do cliente e, consequentemente, aumenta o número de vendas.

Com uma gestão de entregas bem feita, consegue-se melhorar, consideravelmente, a produtividade da instituição. Esse planejamento vai desde a definição de rotas até a entrega, abrangendo todos os processos. Logo, após analisarmos a amplitude da gestão de entregas, percebemos que tudo isso contribui para a otimização dos serviços logísticos.

Quais são as tecnologias essenciais para a gestão de entregas inteligente?

Há algumas tecnologias de suma importância para auxiliar a gestão de entregas. Pensando nisso, falamos, agora, sobre as principais!

Tecnologia de roteirização

Esse processo tem como objetivo estabelecer uma melhoria no planejamento da rota das entregas, com o intuito de considerar todas as variáveis que possam interferir no percurso e no tempo de entrega, além das características, como: capacidade e tamanho do veículo, tamanho e volume da carga, tipo do veículo, jornada de trabalho, quantidade de coletas e entregas que os motoristas são capazes de realizar.

A tecnologia mais viável para realizar a roteirização é o GPS, disponível para facilitar o roteiro de entrega. Com ele, o motorista sabe exatamente a localização de coleta e entrega, estabelecendo todas as rotas com os endereços estabelecidos.

Portanto, todo esse processo que citamos pode ser realizado em minutos, sem precisar de tanta dependência de outros profissionais. Isso porque temos, hoje, várias tecnologias de ponta, justamente com o intuito de utilizar a inteligência artificial para otimizar ainda mais o processo.

Tecnologia de rastreamento

Outro fator relevante, a possibilidade de entregar para o transportador a situação em tempo real, desde a coleta até a entrega. Logo, há um painel de indicadores que mostra todas as informações em relação à situação de cada ocorrência, de forma específica e clara. Com esse controle, a sua empresa conseguirá organizar e prever melhor as entregas que são passíveis de atraso.

Desse modo, é muito mais fácil conseguir fazer uma mudança de rota, caso seja necessária. Ademais, há situações em que o próprio veículo pode ser envolvido em acidente, ou haver qualquer outra intercorrência, havendo a necessidade do envio de outro veículo que possa substituir e finalizar a entrega.

Existem, também, as plataformas de análise que com inúmeras funcionalidades, aumentando a eficiência operacional e a produtividade de toda a equipe colaboradora.

Uma vez que todas as informações estejam centralizadas, será muito mais rápido o acesso, facilitando ainda mais o acompanhamento dos dados em tempo real. Com esse benefício, o empreendedor consegue emitir relatórios que otimizam a visibilidade dos processos logísticos.

Diante disso, a mensuração dos resultados e a sua coleta são muito mais confiáveis, haja vista que a automação reduz ou, até mesmo, elimina etapas que são feitas de forma manual, permitindo a melhoria na segurança de todas as informações geradas.

Portanto, diante de tudo o que foi dito, percebemos que a gestão de entregas não é uma tarefa simples, uma vez que exige um acompanhamento detalhado e muito esforço.

A palavra gestão vem justamente para deixar explícitos os objetivos de organização e eficiência. Adotado esse processo, toda a equipe que forma a empresa deve empenhar-se para o desenvolvimento de uma entrega cada vez mais rápida.

Estando estabelecidas as etapas, todo o processo ficará mais viável de ser aplicado, assim como qualquer outro projeto ou gestão. Por fim, o intuito é deixar claro que toda empresa que desenvolve uma gestão de entrega consegue sobressair-se bem no mercado, que tem se tornado constantemente mais competitivo.

Tecnologia de gestão de fretes (TMS)

O Transport Management System (TMS), que significa tecnologia de gestão de fretes, é um sistema de gerenciamento que tem como objetivo aprimorar o processo de distribuição, a fim de garantir integração nas operações. Logo, essa tecnologia está voltada para as ações que giram em torno da movimentação das cargas ou dos serviços prestados.

Com efeito, ao utilizar essa ferramenta, há uma automação na gestão de entregas, devido aos relatórios gerados automaticamente por meio do cruzamento de dados dentro da plataforma.

Uma vez que há as informações de forma precisa e em tempo real, mais certeiras serão as decisões! Diante disso, esse é um dos benefícios que torna a sua empresa mais eficiente, acarretando um potencial maior frente à concorrência.

Além de tudo isso, há um aumento na performance da logística, devido à melhoria na comunicação entre o motorista e o varejista, além do monitoramento da carga, evitando maiores transtornos aos consumidores finais.

Portanto, podemos finalizar dizendo ser muito importante a visibilidade total dos processos logísticos na gestão de entregas inteligente para a redução de custos e maior eficiência. Além do mais, quanto mais a empresa é organizada, mais ela estará preparada para driblar os desafios que podem surgir.

Sabemos que a gestão de entregas inteligente não é uma tarefa fácil, mas jamais impossível, independentemente do porte da empresa. Uma vez estabelecidas as metas da corporação, mais fácil será alcançá-las. Ainda que o mercado imponha inovações a todo tempo, basta focar no seu objetivo e incluir no seu projeto aquilo que agrega aos seus anseios.

Gostou do post? Então, entre em contato conosco. Estamos à sua disposição!