Intelipost

Integrações na logística: conheça as principais

Publicado em
por:

Atualmente, tecnologia e logística são inseparáveis dentro de uma organização. A contribuição da TI nessa área é muito ampla, sendo ela responsável por otimizar o trabalho dos colaboradores e dos gestores, ajudar no gerenciamento das tarefas, automatizar os processos e melhorar a conectividade na cadeia logística.

É importante destacar que todas as características mencionadas são essenciais para um trabalho empresarial em nível de mercado. Negligenciar o potencial da tecnologia é perder a chance de aumentar a produtividade e diminuir a ocorrência de falhas.

Quais são os principais tipos de integração de sistemas ?

Há três formas de efetuar uma integração entre os sistemas no ecossistema logístico. Veja.

Via banco de dados

O processo de integração de sistema é efetuado pelo banco de dados da empresa. Para isso, é necessário contratar um profissional que seja capaz de administrar o Bancos de Dados (DBA), assim ele conseguirá realizar as mudanças necessárias nas estruturas dos Bancos de Dados para alcançar bons resultados. Entretanto, não é um meio seguro, já que pode-se acessar o banco de dados de outra organização.

Via dados eletrônicos

Esse tipo de integração consiste em uma eficiente plataforma capaz de realizar a tradução das mensagens de todas as ferramentas e transmitir os dados para outra eficiente solução. Contudo, o maior problema na utilização dessa ferramenta está em sua criação, pois não é fácil estruturá-la no ambiente de trabalho.

Via API

API é um conjunto de rotinas e padrões de programação. A criação de APIs é uma das soluções mais eficientes e confiáveis presente no mercado para realizar a integração dos sistemas de uma empresa . APIs são ótimos, pois recebem a solicitação e conseguem responder com informações prontas, ajudando, assim, a procura de dados entre as plataformas usadas em seu empreendimento.

O que é preciso para ter uma integração de sistemas segura?

Para fazer uma integração de sistemas segura, é preciso algumas ações para ajudar no atendimento das demandas das organizações. Saiba mais.

Acompanhamento em tempo real

Como a quantidade de dados que trafega pelos sistemas é elevada, as instituições devem ter condições de realizar monitoramento em tempo real de seus processos e transações.

Aquelas que usam plataformas integradas, com capacidade de rodar muitos processos paralelamente e realizar recuperação automática, terão menos contratempos, pois os erros serão excluídos eletronicamente.

Entretanto, é preciso que essas plataformas de integração tenham Banco de Dados Operacionais completos, que sejam capazes de registrar dados para possíveis revisões de entidades fiscalizadoras e auditores.

Customização de funcionalidades

É essencial que o sistema integrado tenha suas funcionalidades bem personalizáveis e projetadas. Nesse sentido, ele é capaz de conectar com outros sistemas, assim como administrar dados seguindo de fluxo de trabalho dos colaboradores e as necessidades corporativas.

Logo, isso ajuda e acelera a conclusão de projetos, diminui os gastos com trabalho e profissionais especializados e, além do mais, aumenta o ROI da empresa. Então, podemos perceber que a customização traz benefícios para o negócio, procure inseri-la em suas atividades. Atualmente, é fundamental se destacar no mercado, pois a cada dia a concorrência aumenta.

Capacidade de expansão de memória

Com o acréscimo do número de transações efetuadas, a quantidade de dados também aumenta significativamente. Desse modo, a melhor forma de apresentar um elevado nível de desempenho e de confiança é armazenar dados na memória do computador, visto que ela é capaz de distribuí-los em vários núcleos e, além do mais, apresenta elevado poder de processamento.

Então, caso algum núcleo falhe, o sistema integrado rapidamente muda o processamento para outro núcleo, evitando a perda de dados importantes. À medida que os requisitos de processamento crescem, o sistema chama mais núcleos e aumenta a quantidade de escalas quando for necessário.

Por que uma logística integrada é importante?

Além de obter maior controle e visibilidade sobre os processos em toda a cadeia de suprimentos, quando o empreendedor realiza a integração de áreas e dos distribuidores, facilita o acompanhamento de todo o fluxo, desde o momento que a mercadoria é liberada, até a etapa de entrega para o cliente.

Assim, a atenção fica direcionada às demais etapas e as atividades logísticas são aperfeiçoadas diariamente. As rotinas de trabalho são otimizadas e benéficas para todos os colaboradores.

Redução de custos operacionais

O gestor consegue gerenciar os processos logísticos de forma completamente integrada, o que permite a estruturação eficiente da movimentação, distribuição e armazenagem de produtos. A visão estratégica permite que o planejamento operacional tenha redução de gastos.

Consequentemente, a otimização das tarefas melhora o tempo gasto, o uso de recursos internos e possíveis retrabalhos. Para, alcançar esses benefícios, a integração de sistemas é muito importante, pois facilita o trabalho de todos os colaboradores.

Processos mais rápidos

Sistemas de logística integrados trabalham com diferentes setores e proporciona maior agilidade na comunicação entre os envolvidos. A comunicação é importante e ajuda na tomada de decisão, reduz tempo e melhora a qualidade das decisões.

Além disso, a integração ajuda na previsibilidade de todas as fases e torna possível a adequação rápida a qualquer problema. Assim, evitam-se interrupções provocadas pela ausência de informações a respeito de outras etapas na cadeia logística.

Aumento da lucratividade

As melhores práticas logísticas reduzem os gastos da operação, aumentando a lucratividade da organização. Dessa maneira, a empresa consegue se desenvolver de forma satisfatória, visto que os gastos realizados em alguns processos poderão ser realocados para o seu crescimento.

Com o apoio de tecnologias inteligentes, cada uma das funções é realizada com planejamento e a qualidade do serviço ofertado é melhor gerenciada para que exista uma boa rentabilidade.

Como vimos, as integrações na logística ajudam de forma eficiente os processos internos e externos da empresa e a tecnologia contribui significativamente para isso. Busque conhecer mais a respeito das ferramentas proporcionadas pelo mercado e que sejam capazes de melhorar os processo de sua instituição.

Quer entender mais sobre o assunto? Então, aproveite para baixar nosso e-book: Inteligência Logística: o passo a passo para se destacar no mercado!

Veja os resultados alcançados pelos nossos clientes em nossa página de cases de sucesso!

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Relacionados

VTEX DAY 2024
VTEX DAY 2024: Descubra Insights e Tendências do Mercado Digital
prêmioabcommdeinovaçãodigital
Grupo Intelipost é indicado ao Prêmio ABComm de Inovação Digital 2024
Categorias
Newsletter

Cadastre o seu e-mail e receba as nossas novidades