Tecnologia
Atualmente, tecnologia e logística são inseparáveis dentro de uma organização. A contribuição da TI nessa área é muito ampla, sendo ela responsável por otimizar o trabalho dos colaboradores e dos gestores, ajudar no gerenciamento das tarefas, automatizar os processos e melhorar a conectividade na cadeia logística.

É importante destacar que todas as características mencionadas são essenciais para um trabalho empresarial em nível de mercado. Negligenciar o potencial da tecnologia é perder a chance de aumentar a produtividade e diminuir a ocorrência de falhas.

Quais são os principais tipos de integração de sistemas ?

Há três formas de efetuar uma integração entre os sistemas no ecossistema logístico. Veja.

Via banco de dados

O processo de integração de sistema é efetuado pelo banco de dados da empresa. Para isso, é necessário contratar um profissional que seja capaz de administrar o Bancos de Dados (DBA), assim ele conseguirá realizar as mudanças necessárias nas estruturas dos Bancos de Dados para alcançar bons resultados. Entretanto, não é um meio seguro, já que pode-se acessar o banco de dados de outra organização.

Via dados eletrônicos

Esse tipo de integração consiste em uma eficiente plataforma capaz de realizar a tradução das mensagens de todas as ferramentas e transmitir os dados para outra eficiente solução. Contudo, o maior problema na utilização dessa ferramenta está em sua criação, pois não é fácil estruturá-la no ambiente de trabalho.

Via API

API é um conjunto de rotinas e padrões de programação. A criação de APIs é uma das soluções mais eficientes e confiáveis presente no mercado para realizar a integração dos sistemas de uma empresa . APIs são ótimos, pois recebem a solicitação e conseguem responder com informações prontas, ajudando, assim, a procura de dados entre as plataformas usadas em seu empreendimento.

O que é preciso para ter uma integração de sistemas segura?

Para fazer uma integração de sistemas segura, é preciso algumas ações para ajudar no atendimento das demandas das organizações. Saiba mais.

Acompanhamento em tempo real

Como a quantidade de dados que trafega pelos sistemas é elevada, as instituições devem ter condições de realizar monitoramento em tempo real de seus processos e transações.

Aquelas que usam plataformas integradas, com capacidade de rodar muitos processos paralelamente e realizar recuperação automática, terão menos contratempos, pois os erros serão excluídos eletronicamente.

Entretanto, é preciso que essas plataformas de integração tenham Banco de Dados Operacionais completos, que sejam capazes de registrar dados para possíveis revisões de entidades fiscalizadoras e auditores.

Customização de funcionalidades

É essencial que o sistema integrado tenha suas funcionalidades bem personalizáveis e projetadas. Nesse sentido, ele é capaz de conectar com outros sistemas, assim como administrar dados seguindo de fluxo de trabalho dos colaboradores e as necessidades corporativas.

Logo, isso ajuda e acelera a conclusão de projetos, diminui os gastos com trabalho e profissionais especializados e, além do mais, aumenta o ROI da empresa. Então, podemos perceber que a customização traz benefícios para o negócio, procure inseri-lá em suas atividades. Atualmente, é fundamental se destacar no mercado, pois a cada dia a concorrência aumenta.

Capacidade de expansão de memória

Com o acréscimo do número de transações efetuadas, a quantidade de dados também aumenta significativamente. Desse modo, a melhor forma de apresentar um elevado nível de desempenho e de confiança é armazenar dados na memória do computador, visto que ela é capaz de distribuí-los em vários núcleos e, além do mais, apresenta elevado poder de processamento.

Então, caso algum núcleo falhe, o sistema integrado rapidamente muda o processamento para outro núcleo, evitando a perda de dados importantes. À medida que os requisitos de processamento crescem, o sistema chama mais núcleos e aumenta a quantidade de escalas quando for necessário.

Por que uma logística integrada é importante?

Além de obter maior controle e visibilidade sobre os processos em toda a cadeia de suprimentos, quando o empreendedor realiza a integração de áreas e dos distribuidores, facilita o acompanhamento de todo o fluxo, desde o momento que a mercadoria é liberada, até a etapa de entrega para o cliente.

Assim, a atenção fica direcionada às demais etapas e as atividades logísticas são aperfeiçoadas diariamente. As rotinas de trabalho são otimizadas e benéficas para todos os colaboradores.

Redução de custos operacionais

O gestor consegue gerenciar os processos logísticos de forma completamente integrada, o que permite a estruturação eficiente da movimentação, distribuição e armazenagem de produtos. A visão estratégica permite que o planejamento operacional tenha redução de gastos.

Consequentemente, a otimização das tarefas melhora o tempo gasto, o uso de recursos internos e possíveis retrabalhos. Para, alcançar esses benefícios, a integração de sistemas é muito importante, pois facilita o trabalho de todos os colaboradores.

Processos mais rápidos

Sistemas de logística integrados trabalham com diferentes setores e proporciona maior agilidade na comunicação entre os envolvidos. A comunicação é importante e ajuda na tomada de decisão, reduz tempo e melhora a qualidade das decisões.

Além disso, a integração ajuda na previsibilidade de todas as fases e torna possível a adequação rápida a qualquer problema. Assim, evitam-se interrupções provocadas pela ausência de informações a respeito de outras etapas na cadeia logística.

Aumento da lucratividade

As melhores práticas logísticas reduzem os gastos da operação, aumentando a lucratividade da organização. Dessa maneira, a empresa consegue se desenvolver de forma satisfatória, visto que os gastos realizados em alguns processos poderão ser realocados para o seu crescimento.

Com o apoio de tecnologias inteligentes, cada uma das funções é realizada com planejamento e a qualidade do serviço ofertado é melhor gerenciada para que exista uma boa rentabilidade.

Como vimos, as integrações na logística ajudam de forma eficiente os processos internos e externos da empresa e a tecnologia contribui significativamente para isso. Busque conhecer mais a respeito das ferramentas proporcionadas pelo mercado e que sejam capazes de melhorar os processo de sua instituição.

Quer entender mais sobre o assunto? Então, aproveite para baixar nosso e-book: Inteligência Logística: o passo a passo para se destacar no mercado!

Veja os resultados alcançados pelos nossos clientes em nossa página de cases de sucesso!