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Você sabe o que é crowdshipping ? Entenda como a modalidade pode revolucionar as entregas locais!

15 de dezembro de 2020por Giuli Romano

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Nos últimos anos, ocorreu um constante aumento no número de pedidos online. Com a pandemia do coronavírus, essa demanda se tornou ainda maior, pois vários setores tiveram um aumento acima de 100%, conforme estudo da Intelipost.

Implementar o crowdshipping pode ser a solução ideal para atender a essa demanda, fortalecer as redes locais de entregas e garantir agilidade nos processos. As empresas que conhecerem sobre o assunto poderão aprimorar suas atividades, permitindo maior destaque ou espaço no seu mercado.

Este conteúdo traz informações relevantes sobre o crowdshipping e as vantagens obtidas pelas empresas.

O conceito de crowdsourcing e crowdshipping

Ambos os conceitos estão ligados ao trabalho realizado por uma multidão (crowd em inglês), mas eles não devem ser confundidos por se tratar de atividades de áreas diferentes. O crowdsourcing é um modelo coletivo de produção e estruturação.

Ele tem o objetivo de concluir um projeto com menos ou nenhum custo. Na prática, uma pessoa física ou jurídica terceiriza as atividades necessárias para realizar um projeto.

Essa terceirização é destinada ao público geral, ou seja, qualquer um pode contribuir com serviço, conhecimento, bens ou capital. A colaboração pode ser remunerada ou voluntária. No primeiro caso, o indivíduo obtém recursos de acordo com sua remuneração. Na voluntária, os contribuidores auxiliam no projeto de forma completamente gratuita.

Geralmente, o crowdsourcing ocorre no ambiente online (plataformas colaborativas) e está ligado aos projetos inovadores ou da área de entretenimento, como filmes, shows, jogos, entre outros. Se a única forma de colaboração for o envio de recursos financeiros, o nome dado é crowdfunding (financiamento coletivo).

Já o crowdshipping (remessa coletiva ou logística de multidão) aplica o conceito do crowdsourcing para terceirizar entregas a um público não definido, ou seja, à multidão.

Como funciona o crowdshipping

Também chamado de crowdsourced delivery, é um sistema de entrega de produtos realizado por pessoas comuns, seja a pé, seja de bicicleta, moto, van ou outro meio de transporte que tiverem. Seu objetivo é minimizar os custos envolvidos e o tempo de entrega, bem como simplificar os procedimentos logísticos da empresa.

Na prática, basta que empreendedor, entregador e consumidor se cadastrem em um aplicativo que os conecta. Quando o cliente adquirir um produto do vendedor, um dos entregadores cadastrados será designado para levar o item ao destinatário. A tecnologia identificará aquele que está mais perto, tanto do ponto de coleta quanto de entrega.

O crowdshipping faz parte das tecnologias da economia compartilhada que estão transformando a rotina das empresas e pessoas, como Uber, AirBnB, iFood, entre outros. Existem diversos aplicativos que permitem a remessa coletiva ao redor do mundo, como PigeonShip (pioneira nesse mercado), Amazon Flex e Hitch. No Brasil, alguns apps que possibilitam o serviço são Shippify, Euentrego e Uelo.

Essa é uma das principais tendências na área de logística. A adoção à modalidade de entrega cresceu 515% somente três meses depois do confinamento social decorrente do coronavírus (em março de 2020), segundo informações do SuperVarejo.

Saiba que uma organização não precisa usar exclusivamente o crowdshipping em todas suas entregas. É possível, por exemplo, adotar esse recurso quando determinados clientes residem perto do local de retirada do pedido. Isso permitirá que você ofereça entregas em um curtíssimo período, como same-day delivery.

As vantagens do crowdshipping

Uma empresa que faz vendas remotas — como e-commerces — aproveitam diferentes benefícios ao implementar o crowdshipping em parte de seu serviço de entrega. Entre os principais, podemos citar:

  • diminuição de ocorrência de atrasos nas entregas;
  • maior agilidade na entrega dos pedidos aos clientes;
  • possibilidade de ser mais responsivo às necessidades da demanda;
  • complementação de entregas em cidade, já que muitas delas vêm restringindo a circulação de caminhões e veículos pesados;
  • escalabilidade, pois permite que a empresa atenda a um número maior de clientes, sem aumentar os custos na mesma proporção;
  • menor risco de que a empresa tenha prejuízos com acidentes e outros problemas;
  • maior previsibilidade dos custos, já que os riscos do transporte são diminuídos.

Também há impactos sociais e ambientais positivos. Pessoas que perderam seu emprego em razão da crise de Covid-19 terão um novo ofício, além de haver estímulo ao desenvolvimento sustentável, pois parte das entregas serão feitas por meios não poluentes, como uma bicicleta.

Diante desses amplos benefícios, quase 90% dos varejistas pretendem usar o crowdshipping até 2028. Os dados são da pesquisa da Zebra Technologies, que envolveu 2.700 profissionais de logística, transporte e varejo.

Outras informações relevantes coletadas dos respondentes, verificadas com esse estudo, são:

  • 32% esperam completar entregas em até 2 horas, 44% entre 3 e 4 horas, enquanto 25% acreditam demorar mais de 5 horas;
  • 30% já utilizam um mecanismo de crowdshipping, mas 87% pretendem aproveitar a tecnologia até 2028;
  • 93% dos entrevistados latino-americanos concordam que se sentem pressionados a reduzir o impacto ambiental gerado pelas entregas por veículo;
  • 90% acreditam que a forma de entrega é uma extensão da marca, ou seja, fator importante para que ela se posicione no mercado;
  • 80% esperam que uma pequena quantidade de pacotes seja entregue por bike até 2028.

Para aproveitar essas vantagens, é importante tomar certos cuidados. Um deles diz respeito à qualidade da entrega, ou seja, garantir que o pacote não chegue avariado ou atrasado.

O segundo é a manutenção da confiança dos clientes. Isso porque muitos não se sentem confortáveis ao saber que terceiros têm acesso aos seus dados pessoais, como nome completo, endereço e CPF presentes na DANFe que acompanha a mercadoria.

Esses problemas são solucionados ao analisar os antecedentes criminais dos transportadores, usar um sistema de avaliação individual e prezar por aqueles com maior taxa de sucesso. A empresa também pode informar ao seu público os critérios para selecionar os entregadores de qualidade.

O crowdshipping é uma modalidade de entrega que pode ajudar a dinamizar, fortalecer as entregas locais e otimizar a experiência dos consumidores. Mas é importante que a empresa use uma plataforma de gestão logística para simplificar suas atividades e ampliar o controle sobre suas remessas.

Para garantir o sucesso do seu e-commerce no mercado, conheça também quais são os 5 desafios da logística omnichannel presentes no comércio eletrônico!

Sobre o autor

Giuli Romano

Graduanda em letras, especializada em produção, edição e revisão de conteúdo multimídia. Atualmente é responsável pelo conteúdo da Intelipost, escrevendo sobre logística, e-commerce, tecnologias e novidades do mercado.

crowdshippingcrowdsourcinglogística colaborativalogística local

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