Intelipost

Por que apostar na integração de dados na gestão de transporte?

Publicado em
por:
integração de dados

A responsabilidade administrativa na logística do setor de transportes envolve uma grande quantidade de informações diárias, por isso, podemos afirmar que se há um recurso indispensável para a gestão logística em tempos de transformação digital, é a integração de dados.

Não é novidade que a tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano das transportadoras mais modernas. Visto que houve um notável estreitamento na relação entre e-commerces e empresas responsáveis pelos processos, para que o produto adquirido no ambiente virtual chegue ao consumidor com mais facilidade.

Por isso, preparamos este conteúdo, para você entender o que é integração de dados, como ela funciona na gestão de transportes, quais os seus benefícios, entre outras informações importantes relativas ao assunto.

O que é a integração de dados?

Muito se fala sobre o aumento da quantidade de dados com a qual as empresas lidam atualmente. Tanto que até mesmo a legislação passou por mudanças para se adaptar a essa nova realidade, trazendo a Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD).

Quando se trata de dados corporativos, nem tudo se resume às informações dos consumidores. Você já deve saber que a maioria das organizações conta com fontes variadas para gerar dados pertinentes a cada etapa de seus próprios processos, tais como:

  • problemas não solucionados pelo mercado;
  • informações sobre perfis e hábitos dos clientes;
  • custos de frete;
  • gargalos nos processos de fornecimento de matéria-prima;
  • problemas com a distribuição de produtos;
  • riscos aos quais o transporte está exposto;
  • acompanhamento das entregas
  • Auditoria e reconciliação de faturas

Entre outros procedimentos, situações e aspectos que integram o cotidiano do universo corporativo. Todos esses dados têm um valor significativo para as empresas, pois representam informações sobre como os processos podem ser melhorados e os resultados otimizados. Contudo, para que isso se torne uma realidade, é preciso que essas informações estejam devidamente centralizadas para melhor visualização e interpretação dos dados.

Afinal, como já foi mencionado, a má centralização e visualização dos dados pode causar dificuldades na hora de recolher as informações para gerar relatórios e, posteriormente, resoluções para a tomada de decisões estratégicas. Nesse sentido, os softwares para fazer a integração de dados se mostram como ferramentas cada vez mais indispensáveis.

Como funciona a integração de dados na gestão de transportes?

Cada departamento de uma organização gera informações diariamente, sejam elas trabalhistas, transacionais, cadastrais, entre outros tipos. Esses dados são armazenados em diversos documentos e sistemas diferentes. Quando analisados, eles proporcionam inteligência de mercado e conhecimento sobre a empresa, o que contribui com a definição dos próximos passos que o negócio deve dar.

Para isso, é preciso que a empresa use tecnologias que auxiliem na sincronização das informações, fazendo com que sejam atualizadas e compartilhadas em tempo real. Além disso, os recursos desses sistemas devem permitir que todas as necessidades da gestão de transportes sejam administradas em um único lugar, isto é, os dados sejam integrados.

Afinal, todos os dias, esse setor acompanha procedimentos como:

  • monitoramento e acompanhamento das entregas;
  • gestão de despacho dos envios;
  • otimização de rotas;
  • monitoramento de compras e distribuição;
  • gerenciamento de notas fiscais e documentação;
  • Auditoria de faturas.

sazonalidade_ecommerce

Qual a importância da integração de dados?

Agora que você já sabe o que é a integração de dados e como ela funciona na gestão de transportes, mostraremos por que a sua aplicação nos processos cotidianos é considerada tão importante para a logística.

Redução de fraudes

Sistemas inteligentes que analisam e interpretam informações da empresa, por meio de tecnologias avançadas, como big data e machine learning, conseguem identificar padrões e descobrir falhas nos processos, contribuindo com a redução de fraudes.

Diminuição de erros e falhas

Essa é uma das principais razões pelas quais a tecnologia tem se tornado cada vez mais presente no dia a dia das organizações modernas. Afinal, a automação de tarefas consegue diminuir significativamente o índice de erros e falhas humanas.

Decisões mais acertadas

Em um cenário altamente competitivo, devido à popularização de ferramentas que contribuem com a expansão dos negócios e a globalização do mercado, tomar decisões estratégicas para garantir a posição da empresa em meio aos seus concorrentes nunca foi tão importante, e essa é uma das vantagens da integração de dados.

Aumento da eficiência

Com os processos mais bem definidos e decisões tomadas mais acertadamente, graças à integração de dados em um único ambiente, a gestão do transporte se torna muito mais produtiva e eficiente, o que ajuda a trazer melhores resultados para a empresa.

Qualidade da informação

Com a interpretação dos dados, por meio de uma inovadora ferramenta de gerenciamento para o setor de transportes, as informações obtidas pelos gestores relacionadas ao mercado, ao consumidor e à própria empresa, se tornam muito mais precisas.

O que é necessário para integrar dados?

Como já foi dito, existem sistemas de gerenciamento voltados para as mais variadas necessidades cotidianas das empresas, que oferecem uma infinidade de recursos cruciais para a realização das atividades do negócio e a interpretação de informações para a tomada de decisões.

O software da Intelipost foi desenvolvido para suprir as demandas relativas à gestão de transporte, reunindo funcionalidades indispensáveis em uma única ferramenta. Além de proporcionar a integração de dados, o sistema conta com diferenciais como:

  • cotação de frete;
  • auditoria de faturas;
  • analitycs;
  • rastreamento de entregas;
  • roteirizador;
  • gestão de despacho;
  • reembolso dos correios.

Por ser uma solução baseada em cloud logistics, integramos toda a cadeia logística (operadores logísticos, hubs, transportadoras e e-commerces) de maneira muito mais inteligente, ágil e segura.

Como você pôde contemplar neste conteúdo, a integração de dados tem um papel significativo na gestão do transporte, especialmente em tempos quando o forte processo de transformação digital impactou os hábitos de consumo e contribuiu para o aumento das demandas no setor de transportes.

Quer saber mais sobre como a ferramenta da Intelipost pode contribuir com a gestão do transporte em sua empresa? Então, acesse o site da Intelipost e conheça as nossas soluções para a sua operação logística e descubra como podemos ajudar você a realizar boas entregas

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Relacionados

VTEX DAY 2024
VTEX DAY 2024: Descubra Insights e Tendências do Mercado Digital
prêmioabcommdeinovaçãodigital
Grupo Intelipost é indicado ao Prêmio ABComm de Inovação Digital 2024
Categorias
Newsletter

Cadastre o seu e-mail e receba as nossas novidades