Freteolhar da logística

Segundo o relatório Olhar da Logística, o crescimento da oferta de frete grátis em 40% e maior flexibilidade nas entregas marcam o primeiro semestre para a logística do e-commerce brasileiro. O Relatório exclusivo produzido pela Intelipost apresenta um overview sobre como foi o desempenho da logística do e-commerce no primeiro semestre de 2021 em comparação ao mesmo período de 2020. 

O relatório exclusivo da Intelipost, líder em gestão de fretes no Brasil, aponta um aumento de 56% no volume de entregas realizadas em comparação a 2020. O levantamento considerou todas as informações transacionadas na plataforma no período de primeiro de janeiro a 10 de junho de 2021 em comparação a 2020. Além disso, a escolha do tipo de frete pelo consumidor este ano parece estar mais planejada e consciente.

Isso porque no primeiro semestre as opções mais flexíveis ganharam maior relevância, o que pôde ser percebido pelo aumento de 40% na modalidade de entrega agendada e 57% na modalidade de Pickup, que é quando o consumidor escolhe por retirar o produto na loja ou em algum ponto de retirada disponível e de sua preferência. 

Em contrapartida, as modalidades de same day e entrega prioritária, que apresentam custos mais elevados e prazos menores tiveram queda no período analisado, o que pode indicar que os consumidores estão comprando com maior planejamento e menos urgência. Parte desse comportamento também se deve ao fato de que houve uma reabertura das lojas, que mesmo em períodos reduzidos, impactam diretamente na escolha do tipo de frete. 

Sobre as regiões que mais realizaram compras online, as regiões Sul e Sudeste continuam liderando como as que tiveram maior número de pedidos realizados, com destaque para o Paraná e o Rio Grande do Sul, que apresentaram crescimento acima de 80%. Em relação às cidades, quem levou a melhor foi o Sudeste, especialmente Belo Horizonte, que apresentou um crescimento de mais de 70% no volume de pedidos. 

Em relação a oferta de frete grátis, as categorias que mais ofereceram esta comodidade foram Loja de Departamento, Moda Calçados & Acessórios, Pets, Saúde e Cosméticos. 

Como tendências para acompanhar nos próximos meses, o relatório destaca o crescimento dos Marketplaces especializados, melhores integrações e a tecnologia ganhando cada vez mais espaço como grande diferencial competitivo nas operações logísticas entre os principais players do varejo online.

Para ter acesso aos dados do relatório na íntegra, acesse aqui.

relatório olhar da logística Intelipost