Intelipost

5 motivos para escolher um software de logística baseado em SaaS 

Publicado em
por:
software-de logística-baseado-em-SaaS 

Um software de logística baseado em SaaS pode fazer a diferença em economia e agilidade. Confira os motivos pelos quais a sua empresa deve investir nessa tecnologia.

Varejistas e outras empresas estão lidando com um dilema interessante: muitas pessoas querem comprar seus produtos, mais do que nunca. Isso acontece pela facilidade de expandir sua marca através dos canais online. No entanto, essas empresas estão tendo dificuldades em lidar com muitas vendas e entregar os produtos de forma rápida.

Enquanto buscam maneiras de otimizar suas operações, a eficiência na gestão logística mostra-se como uma necessidade. Neste cenário, o modelo SaaS na logística surge como uma ferramenta valiosa para aprimorar o desempenho e atender essa demanda crescente.

Mas você sabe o que é e como funciona uma solução SaaS na logística? Confira a leitura de hoje para saber mais.

O que é SaaS na logística?

SaaS na logística (do inglês Software as a Service), é uma solução baseada em nuvem, que oferece ferramentas e funcionalidades para otimizar as operações logísticas de uma empresa. 

Em resumo, ela permite que as empresas acessem recursos de software específicos para suas necessidades sem a necessidade de investir em infraestrutura de TI pesada ou manutenção de software local.

Empresas em todo o mundo estão escolhendo softwares de logística baseados em SaaS em vez de investir no desenvolvimento de um software próprio, que pode levar meses ou até ano para ser construído. 

O principal benefício de um software de logística baseado em SaaS é a facilidade de acesso. O software é hospedado na nuvem e pode ser acessado por meio de qualquer navegador compatível. Além disso, a licença do software pode ser mensal ou anual, conforme as necessidades da empresa.

Se a sua empresa está em busca de uma solução para gerenciar a logística de forma prática, confira outros benefícios de um software de logística baseado em SaaS:

Baixo custo: além do baixo custo em relação a uma implementação in-house, com a facilidade de padronização na solução SaaS, sua empresa pode escolher entre vários níveis de preços e recursos, conforme suas necessidades e recursos disponíveis na solução. Sem contar que é possível encerrar as ofertas de SaaS a qualquer momento, conforme estabelecido em contrato. 

Escalabilidade: as necessidades das empresas variam ao longo do tempo, à medida que crescem. É essencial que o software de logística se ajuste e corresponda às novas necessidades, que é o caso de uma solução baseada em SaaS, em que as adaptações podem ser realizadas de forma mais flexível.

Manutenção: o provedor do software é quem assume a responsabilidade por atualizações e correções, sem sobrecarregar a equipe de desenvolvimento da sua empresa. É responsabilidade do provedor também manter o aplicativo atualizado, tornando-o compatível com diversos dispositivos e adicionando novas funcionalidades. Assim, seus colaboradores sempre terão acesso às ferramentas e recursos mais recentes.

Customização: as melhores soluções SaaS para logística são personalizadas, o que significa que você pode escolher os recursos que mais fazem sentido para a sua operação. Na Intelipost, por exemplo, te auxiliamos a entender suas necessidades e as soluções que mais se encaixam no momento da sua empresa. Temos um diagnóstico rápido e gratuito para você, confira aqui.

5 motivos para escolher um software de logística baseado em SaaS

Além dos benefícios já citados, a sua empresa pode ter outros motivos para escolher um software de logística baseado em SaaS. Confira alguns deles:

Conhecimento técnico

Sua equipe interna de TI pode até ter alguma experiência em desenvolver soluções, mas é improvável que o gerenciamento logístico seja a sua especialidade. Um fornecedor especializado em software de logística possui especialistas em sua equipe com ampla experiência, com soluções que passaram por testes rigorosos conduzidos por profissionais que conhecem com profundidade os desafios do setor. 

A seleção, implementação, integração e otimização de uma solução não são tarefas simples. Contar com uma solução logística SaaS proporciona mais apoio nas fases de implementação e integração, tornando a transição para um novo sistema mais tranquila.

Pouco tempo

Falamos sobre o crescimento de pessoas querendo comprar produtos e o aumento nas entregas, logo, sua empresa deve focar em entregar com qualidade, não podendo gastar tempo criando uma solução de software do zero. Otimizar os processos logísticos é uma tarefa imediata para atender a crescente demanda dos clientes. Além disso, contar com a expertise de especialistas pode garantir maior competitividade e sustentabilidade no futuro.

Integração

A maioria das soluções de TI desenvolvidas por equipes internas é complicada e envolve codificação. Por outro lado, o software SaaS facilita a conexão entre diferentes sistemas. Por exemplo, empresas de logística podem integrar facilmente seus sistemas com os de seus clientes para melhorar o planejamento de entregas. Isso é importante, porque a gestão de entregas é complexa e a integração entre sistemas é essencial para as equipes compartilharem informações eficazmente.

Análise de dados

Antigamente, os dados eram apenas coletados e armazenados. No entanto, com o passar do tempo as organizações perceberam a importância da análise de dados e começaram a utilizar os dados de maneira mais criativa, para tomar decisões melhor embasadas. Os softwares de logística baseados em SaaS podem ser valiosos nesse processo, permitindo analisar diversas informações em tempo real, além de identificar e solucionar problemas, se necessário.

Benefícios financeiros

Em softwares locais, é preciso adquirir licenças, pagar despesas por dispositivos, pelo gerenciamento e manutenção de servidores, entre outros custos que podem extrapolar o orçamento. Por outro lado, as soluções SaaS não exigem licenças pagas por dispositivo, a sua empresa paga apenas pelos recursos que utiliza, o que garante retorno sobre o investimento em pouco tempo.

Exemplos de softwares de logística

A logística é um campo no qual diversas soluções SaaS desempenham um papel crucial. Otimizar os processos logísticos, facilitar a troca de informações e promover a integração entre as empresas de transporte e varejistas no mercado são algumas de suas funções. Hoje, é fundamental conhecer as soluções que tornam a operação mais eficiente. Confira algumas delas:

Rastreamento em tempo real: nos dias de hoje, buscar a entrega rápida e eficiente é uma prioridade absoluta, uma vez que nenhum consumidor deseja esperar dias a fio pela sua compra. Para isso, rastrear a entrega é fundamental para obter informações importantes em tempo real e manter o consumidor a par do status de seu pedido.

Gestão de frete: o custo do frete representa um dos principais motivos pelo qual os consumidores desistem de efetuar uma compra. Ao aprimorar o processo logístico com uma solução de gestão de frete, é possível proporcionar opções mais acessíveis aos consumidores e aumentar a taxa de conversão de vendas. 

Gestão de entregas e coletas: um TMS (sistema de gerenciamento de transporte) é uma abordagem eficaz para aprimorar a eficiência do processo de entrega, aumentando a segurança, agilidade e produtividade em toda a cadeia logística. O TMS centraliza informações e facilita a tomada de decisões.

Roteirização inteligente: soluções inteligentes para roteirização de entregas são essenciais para aumentar o desempenho operacional. Com rotas mais eficientes, as empresas reduzem os gastos com combustível e manutenção, minimizam o tempo ocioso e aumentam a produtividade dos motoristas. Ao utilizar geolocalização e inteligência artificial, a roteirização maximiza a capacidade dos veículos, monitora as entregas em tempo real, avalia o desempenho dos motoristas e garante o cumprimento dos prazos de entrega, resultando em economia e eficiência.

Saiba mais sobre as soluções logísticas que estão revolucionando o e-commerce.

Tecnologia SaaS ideal para a entrega perfeita

A Intelipost oferece uma solução SaaS abrangente para simplificar a complexidade logística, transformando a gestão da cadeia de suprimentos em uma experiência otimizada tanto para varejistas quanto para seus clientes.

Com a melhor tecnologia disponível no mercado, capacitamos as empresas para escalar suas vendas, aprimorar a experiência do cliente e reduzir custos operacionais ao melhorar a oferta de produtos e opções de frete. Dessa forma, garantimos entregas rápidas, dentro do prazo e com baixo custo.

Conheça os principais benefícios que a solução SaaS de gestão de entregas da Intelipost oferece para a sua empresa:

  • As melhores opções de frete para alavancar suas vendas.
  • Comodidade e experiência para seu cliente através de diferentes opções de entrega e um ecossistema com mais de 1.400 transportadores.
  • Disponibilidade para múltiplos modelos de negócios.
  • Parâmetros de frete para unir eficiência à estratégia comercial.
  • Custo mais preciso para otimização da conta frete de sua operação.
  • Visibilidade de entrega para seu cliente, oportunidade de fidelização para sua marca.
  • Processo de reversa sem fricções para sua empresa e para seu cliente.
  • Identificação de divergências de forma automática.
  • Gestão real time das promoções e modalidades de entrega.
  • Controle custos  e otimização de receita em sua conta frete.

Consolide uma jornada logística perfeita e impulsione o sucesso do seu negócio agora mesmo. Fale com um especialista em logística inteligente e realize a entrega perfeita você também!

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Relacionados

VTEX DAY 2024
VTEX DAY 2024: Descubra Insights e Tendências do Mercado Digital
prêmioabcommdeinovaçãodigital
Grupo Intelipost é indicado ao Prêmio ABComm de Inovação Digital 2024
Categorias
Newsletter

Cadastre o seu e-mail e receba as nossas novidades