Intelipost

5 soluções logísticas que estão revolucionando o ecommerce

Publicado em
por:
pessoa recebendo uma entrega

Diversas soluções logísticas surgiram com a finalidade de ajudar as empresas a fazer uma gestão mais eficiente e acertada dos seus processos de entrega. As ferramentas conseguem ajudar da coleta até o envio, na produtividade dos funcionários e na redução de gastos. 

Nesse sentido, é importante destacar que muitas organizações já relatam resultados satisfatórios com o uso de boas soluções. Assim, elas proporcionam uma operação logística mais eficiente. Os últimos anos, sem dúvida, foram muito desafiadores para o e-commerce, mas trouxeram excelentes inovações.

Continue a leitura e conheça 5 soluções logísticas que melhoram o setor!

Como as soluções logísticas estão revolucionando o e-commerce?

Muitas ferramentas conseguem ajudar nos processos logísticos, com a finalidade de deixá-los mais satisfatórios e ajudar na troca de informação e integração entre as transportadoras e as varejistas no mercado. Hoje, é fundamental buscar estratégias para se tornar mais produtivo e lucrativo.

Confira a seguir as principais soluções logísticas: 

Rastreamento de entregas em tempo real 

Rastrear a entrega é fundamental para conseguir satisfazer aos anseios dos clientes e melhorar os resultados. Hoje, é primordial buscar fazer uma entrega rápida e ágil, visto que nenhum consumidor deseja ficar dias esperando pela compra. 

Ao fazer o rastreamento da entrega em tempo real, você consegue obter importantes informações, como o prazo de entrega e contratempos ocorridos. Com esses dados em mãos, gestores podem elaborar estratégias para evitar que isso aconteça novamente e consiga deixar a entrega mais otimizada. 

Cálculo de frete automatizado 

O frete, muitas vezes, consiste no principal motivo de desistência de compra, por causa do seu valor. Contudo, ao melhorar todo o processo de logística, é possível oferecer um frete mais acessível ao comprador. Para que esse cálculo seja automatizado, a empresa precisa contar com softwares que fazem isso no próprio sistema, essa ferramenta, contribui no sucesso do negócio, já que o cliente saberá rapidamente o preço do envio. 

A Intelipost realiza o cálculo em tempo real, garantindo a escolha da melhor transportadora para cada envio, aplicando regras de negócio e simulação das trasnportadoras.

Saiba mais sobre a solução falando com um de nossos especialistas.

Roteirização inteligente 

A roteirização de entregas e coletas precisa ser eficiente, pois impacta diretamente o desempenho das operações. Ao determinar a rota mais eficiente, a instituição diminui custos com combustível e manutenção dos transportes, diminui o tempo ocioso da operação e melhora a produtividade dos condutores. 

A roteirização considera diversas variáveis e parâmetros, por exemplo, tamanho e capacidade dos veículos, janelas de entrega e o percurso de entrega. Na procura pela economia, as empresas conseguem fazer mais entregas com menor custo. Saiba que, para alcançar todos esses benefícios, a roteirização inteligente pode contar com o auxílio de geolocalização e inteligência artificial para realizar o planejamento de rotas e a separação nas coletas, assegurando melhor uso de capacidade dos veículos e acompanhamento das entregas em tempo real, além da possibilidade de monitorar o desempenho dos motoristas, SLA de prazos e ocorrências.

 Gestão de entregas e coletas

Outra solução que merece destaque é a que melhora o espaço usado no centro de distribuição e ajuda a administração do estoque. Sendo possível gerenciar etapas de armazenagem, separação de pedidos, expedição, inventários de produtos e recebimentos. 

Logo, com um bom sistema, é possível gerenciar a entrada e a saída de itens, e ter relatórios a respeito de cada mercadoria guardada. Além de fornecer dados que ajudam na tomada de decisão de várias áreas da organização e melhora da comunicação interna, assim, é possível deixar os setores mais integrados.

Para fazer isso, podemos mencionar o Transportation Manegement System (TMS), uma vez que ele consegue melhorar todo o processo de entrega, visto que garante mais segurança, agilidade e produtividade em toda a cadeia. Ele concentra informações e facilita a tomada de decisão. 

Por que um sistema de gestão de transporte como a Intelipost é a solução para o seu e-commerce?

A Intelipost é uma plataforma em nuvem para otimização e gestão logística, também conhecido como TMS. Sua principal finalidade é simplificar o setor, com soluções que otimizam os processos em todo o ciclo de entrega.

Confira as razões para contar um sistema de gestão de transporte inteligente e de simples usabilidade

Tecnologia de gestão de transporte (TMS)

O Transportation Management System (TMS), otimiza e integra toda a operação logística. A ferramenta oferece uma gestão automatizada das entregas e geração de relatórios automáticos por meio do cruzamento de dados dentro da plataforma. As informações precisas e em tempo real propiciam que as decisões sejam mais assertivas, permitindo uma melhoria na comunicação entre motoristas, e-commerces, varejistas e todos os parceiros logísticos, além do monitoramento da carga, evitando maiores transtornos aos consumidores.

Tecnologia de rastreamento

A tecnologia viabiliza o rastreamento do pacote ao longo do processo de entrega desde a coleta. Assim, lojistas podem organizar e prever com maior precisão as probabilidades de ocorrências e tomar ações com maior velocidade. O rastreamento permite uma gestão das entregas com mais agilidade, otimizando a visibilidade dos processos logísticos.

Diminuição de gastos 

A diminuição de gastos é uma consequência proporcionada pela Intelipost. Isso ocorre porque, ao usar um bom sistema, os gestores têm mais tempo para outras atividades internas. É importante ressaltar que, para melhorar a logística da empresa, é necessário que a estratégia englobe todo o sistema produtivo da instituição e não só a parte de vendas. Caso isso não seja executado, os objetivos não são alcançados. 

Ganhos em eficiência 

Com a solução Intelipost é possível alcançar uma gestão mais eficiente. Pois, facilita a tomada de decisão dos gestores, eles conseguem analisar com mais exatidão os pontos que precisam ser aperfeiçoados nos processos logísticos. Nesse panorama, a empresa melhora sua eficiência.

Gostou do nosso post? aproveite para assinar a nossa newsletter e fique por dentro dos principais assuntos do setor!

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Relacionados

VTEX DAY 2024
VTEX DAY 2024: Descubra Insights e Tendências do Mercado Digital
prêmioabcommdeinovaçãodigital
Grupo Intelipost é indicado ao Prêmio ABComm de Inovação Digital 2024
Categorias
Newsletter

Cadastre o seu e-mail e receba as nossas novidades