Cálculo de Frete

As variáveis do custo de frete, como outros aspectos financeiros do negócio, têm relação direta com a lucratividade e a qualidade dos serviços prestados. Por isso, se uma transportadora cobra uma tarifa elevada, mas não entrega serviços com as qualificações necessárias, há uma possibilidade de grande insatisfação entre os clientes finais.

Por outro lado, preços abaixo dos praticados no mercado podem ser uma fonte de economia inicialmente. No entanto, essa prática não é sustentável no longo prazo, podendo causar atrasos e problemas no atendimento que afetam negativamente essa relação de negócio.

Portanto, é recomendado avaliar atentamente como os serviços de entrega são precificados nessa transação.

O que é e por que calcular o custo de frete?

Em termos simples, podemos conceituar os custos de frete como todos os elementos que compõem o cálculo da tarifa cobrada no transporte de mercadorias. Essa apuração é essencial para as transportadoras, pois permite mensurar corretamente o seu retorno financeiro.

Essa análise também faz sentido para as empresas contratantes, uma vez que demonstra como o preço cobrado pode oscilar de acordo com as características da carga, do veículo e da duração da viagem.

Para ambos, os custos fazem parte de uma análise mais ampla em relação ao retorno sobre o investimento e à viabilidade de manter a parceria com a transportadora terceirizada. Além disso, essa medida ajuda a otimizar a alocação dos recursos e, quando necessário, a encontrar fontes de economia efetivas.

Portanto, é recomendado avaliar atentamente como os serviços de entrega são precificados nessa transação.

Quais são as variáveis do custo de frete?

Profissionais do setor logístico devem estar em busca de alternativas que contribuam para a redução dos custos e o aumento da produtividade. Sob esse ponto de vista, é fundamental conhecer as principais variáveis que afetam a formação do preço de frete.Portanto, é recomendado avaliar atentamente como os serviços de entrega são precificados nessa transação.

Distância entre o ponto de origem e o local de entrega

A distância percorrida pelo veículo é um dos fatores que gera a maior oscilação no preço do frete. Afinal, quanto maior a quilometragem, maiores os custos. Em viagens mais longas, o gasto com o abastecimento da frota é maior, o que encarece o processo.

O mesmo vale para o desgaste do veículo, o que pode acelerar a necessidade de substituição de peças e equipamentos. Esse fator também tem relação com a conservação do veículo, pois o seu uso constante reduz a sua vida útil.

Por esse motivo, é essencial contar com sistemas que ajudam a planejar a rota de entrega. O objetivo da roteirização é, por meio de algoritmos, criar o trajeto mais econômico ou mais ágil. Cabe à empresa decidir qual fator é mais relevante do ponto de vista estratégico. Um outro exemplo, a tecnologia de rastreamento, que permite permite que o pacote seja rastreado desde a coleta até a entrega.Portanto, é recomendado avaliar atentamente como os serviços de entrega são precificados nessa transação.

Preço do produto conforme a nota fiscal

Inicialmente, o valor da mercadoria pode não ser a variável mais importante. Porém, devemos considerar o seu impacto na precificação. Existem mercadorias que são particularmente mais propensas a sofrer com roubos de cargas nas estradas.

Nesse cenário, quanto mais caro for o produto, maior será o risco da transportadora ao transportá-lo. Sendo assim, ao emitir os documentos de frete, o preço da nota fiscal vai constar em um campo específico no CT-e. Esse valor também serve como base para o cálculo do seguro de cargas adquirido pelo transportador ou pelo embarcador.Portanto, é recomendado avaliar atentamente como os serviços de entrega são precificados nessa transação.

Peso da mercadoria

O peso é sempre uma variável que adiciona mais complexidade ao cálculo. Por exemplo, uma carga lotação ocupa todo o espaço disponível, mas o seu peso não excede toda a capacidade máxima.

Por outro lado, se um material de grande peso é embarcado, porém com dimensões pequenas, não é possível utilizar o espaço que sobrou. Em ambos os cenários, não há o aproveitamento total do veículo.

Mesmo assim, ainda há casos em que o peso é usado com maior frequência. Estamos falando do transporte fracionado, como é o caso do e-commerce, no qual são enviados diversos produtos para vários destinos. Isso faz com que o valor do frete seja rateado proporcionalmente de acordo com o peso.

Cubagem do compartimento de carga

Já a cubagem é o modelo de cálculo que busca chegar a um equilíbrio da tarifa de frete cobrada por meio das dimensões da carga e do seu peso. Para quem trabalha na área, essa é a forma de cálculo praticada no mercado, por ser mais justa tanto para a transportadora como para os seus clientes.

Prazo de entrega

No varejo, é comum a oferta de condições de frete diferenciadas. Esse é o caso de entrega no mesmo dia ou entrega no dia seguinte. Lembre-se de que o frete é um dos fatores mais relevantes para uma entrega bem realizada, e que muitas vezes, garantir flexibilidade e agilidade nas entregas pode trazer grande economia para a logística da sua empresa.Essa é uma decisão estratégica que afeta a percepção da qualidade e a experiência de compra.

Características especiais

O transporte de cargas especiais engloba diversas mercadorias, desde joias valiosas até turbinas de avião. Quanto mais específico e qualificado for o tipo de frete, mais caro será o serviço.

Pense nas cargas de grandes proporções, por exemplo. Para circular pelas vias públicas, é preciso solicitar autorização das entidades rodoviárias, contratar os serviços de batedores e, em alguns casos, desviar ou interromper o trânsito. Essa é uma operação complexa que exige planejamento e a atuação de diversos setores para ser bem-sucedida.

Outros produtos que requerem cuidados especiais são itens perecíveis, como alimentos congelados e medicamentos. Há ainda cargas que dependem de içamento para o embarque e o desembarque, o que demanda o uso de equipamentos especiais e a contratação de profissionais qualificados para fazerem o manuseio com segurança.

relatório olhar da logística Intelipost

Como a tecnologia pode ser uma aliada?

Apurar o preço de frete mais competitivo é uma tarefa que exige agilidade e precisão. Por esse motivo, a sua automação melhora a gestão do tempo da equipe e propicia a confiabilidade dos valores apurados.

Esse resultado pode ser obtido por meio de sistemas desenvolvidos especialmente para simplificar o processo de decisão. Estamos falando do módulo de cálculo de frete, uma ferramenta desenvolvida para facilitar a escolha da transportadora ideal para cada envio conforme as variáveis do custo de frete.

Todos os recursos necessários para reduzir custos e avaliar as opções de frete estão disponíveis nessa plataforma de gestão de transporte. Se você quer entender como esse recurso funciona, solicite uma demonstração gratuita com um de nossos especialistas