Vendas
Saber como criar um e-commerce √© fundamental para obter conhecimento e aproveitar a alta desse mercado para multiplicar seus ganhos. De acordo com a C√Ęmara Brasileira de Com√©rcio Eletr√īnico, a pandemia gerada pelo coronav√≠rus aumentou as vendas online em at√© 165,77%.

Como esse segmento tem se mostrado relevante nos tempos atuais, elaboramos este guia, que traz o que você precisa para estruturar um e-commerce do zero com as melhores dicas para se destacar no mercado.

Como criar um e-commerce do zero?

Nos t√≥picos abaixo, listamos e explicamos as principais estrat√©gias para abrir um e-commerce, independente do ramo e do tipo de produto que ser√° vendido. Apesar de este conte√ļdo ser destinado para pessoas que desejam abrir uma loja virtual, ele tamb√©m √© √ļtil para quem j√° tem um neg√≥cio online, mas deseja aprimor√°-lo para maximizar suas vendas.

Estruture um bom plano de negócio

Plano de neg√≥cios √© um documento que descreve os objetivos da empresa e todas as a√ß√Ķes que devem ser tomadas para alcan√ß√°-los. √Č importante que esse planejamento seja completo e realista, o que significa que ele deve conter informa√ß√Ķes como:

  • lista de fornecedores;
  • margem de lucro almejada;
  • pontos fortes e fracos do neg√≥cio;
  • tipos de produtos que ser√£o vendidos;
  • os seus principais concorrentes do mercado;
  • perfil e comportamento do seu p√ļblico-alvo;
  • or√ßamento necess√°rio para iniciar o neg√≥cio e mant√™-lo em funcionamento (capital de giro);
  • simula√ß√£o de poss√≠veis cen√°rios de mercado (otimista, pessimista e realista), entre outros t√≥picos que entender relevante.

Lembre-se de que esse plano deve ser revisado e ter suas informa√ß√Ķes atualizadas periodicamente, o que pode ser feito trimestral, semestral ou anualmente.

Defina o domínio e a plataforma para criar o seu e-commerce

Domínio consiste no endereço virtual que será usado para acessar o e-commerce, sendo recomendável utilizar o nome igual ou similar ao da loja física, se houver. Quanto à plataforma, trata-se do sistema em que será montada a loja online.

Não há uma plataforma excepcionalmente mais vantajosa que outra, isso irá depender do seu modelo de negócio. Portanto, você precisará analisar qual tem os diferenciais que mais satisfazem as suas necessidades.

Sistemas de Back Office ou ERP

Back Office significa é um tipo de sistema que permite ao gestor administrar toda estrutura interna de uma loja. Quanto ao ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistema de Gestão Empresarial), é um sistema que automatiza atividades burocráticas e integra diferentes áreas da empresa, como vendas, finanças, estoque, recursos humanos, entre outras.

Gateway de pagamento

Gateways de pagamento s√£o organiza√ß√Ķes que fazem o interm√©dio do pagamento entre o consumidor e a loja. Eles gerenciam os meios (cart√Ķes de cr√©dito, boleto, internet banking etc.).

Contratá-los facilitará sua rotina de cobrança, permitindo que você se concentre em outras atividades mais estratégicas, como estudo de mercado e elaboração de planejamentos.

Segurança e prevenção de fraudes

Qualquer falha no sistema de seguran√ßa de uma loja online poder√° causar grandes preju√≠zos ao seu neg√≥cio. Al√©m de ressarcir o dano causado para o consumidor, uma boa parte do seu p√ļblico perder√° confian√ßa de fazer compras no seu site.

Isso acontece, por exemplo, quando um criminoso virtual (hacker) invade o sistema do e-commerce e subtrai dados pessoais dos clientes ou informa√ß√Ķes de seus cart√Ķes de cr√©dito, por exemplo.

Para evitar esse problema, verifique se a plataforma escolhida e os sistemas de gestão implementados têm tecnologias de segurança (como certificado SSL, firewalls, antivírus e criptografia de dados).

Logística e transporte

O gestor deve selecionar as modalidades de entrega e definir quais transportadoras despachar√£o suas mercadorias. √Č poss√≠vel utilizar os Correios ou empresas de transporte especializadas. Estude suas op√ß√Ķes para encontrar aquelas que disp√Ķem do melhor custo-benef√≠cio e t√™m maior comprometimento com as entregas.

Dicas para estruturar uma logística eficiente e ter sucesso nas vendas no e-commerce

Ao seguir nossas orienta√ß√Ķes para montar seu e-commerce, voc√™ conseguir√° ganhos satisfat√≥rios. Entretanto, nos t√≥picos abaixo, apresentamos dicas que podem fazer com que seu neg√≥cio melhore seu desempenho.

Faça o cadastro dos produtos de forma lógica

Fa√ßa um cadastro detalhado de cada mercadoria vendida no e-commerce. Quando o cliente acessar a p√°gina de um produto, ele deve ser capaz de encontrar fotos, dimens√Ķes, cores dispon√≠veis, peso, marca, vers√£o, entre outros detalhes relevantes.

Também coloque na página de produtos as palavras-chave que podem ser associadas a eles, também chamadas de tags. Isso possibilita que o cliente encontre a mercadoria desejada ao pesquisá-la por diferentes termos.

Gerencie o estoque da sua loja

Use ferramentas que controlem os prazos de vencimento, garantam que você tenha o volume necessário para satisfazer a demanda e agilizem a busca de itens no estoque pelos colaboradores.

Outro detalhe relevante √© evitar o excesso de produtos, o que aumenta gastos, riscos de perdas e avarias, e a falta de mercadorias, o que pode gerar a ruptura de estoque, fen√īmeno em que o cliente n√£o encontra o produto que deseja comprar.

Trabalhe com transportadoras parceiras

O tempo e o preço da entrega são alguns dos pontos mais importantes que devem ser considerados pelo gestor na administração da loja virtual. De acordo com o E-commerce Trends de 2018, cerca de 82,3% dos usuários abandonam o carrinho de uma compra online caso o frete seja muito caro.

Para garantir entregas mais econ√īmicas, verifique quais transportadoras t√™m menor √≠ndice de ocorr√™ncias (como atrasos e avarias) e busque fechar parcerias mais s√≥lidas e em longo prazo com elas. Assim, √© vi√°vel solicitar descontos nos valores dos fretes.

Tenha um bom atendimento pós-venda

Conquistar novos clientes pode custar entre cinco a sete vezes mais que manter os atuais. Para que você consiga fidelizar seus clientes, é fundamental manter a qualidade do atendimento após a venda dos produtos.

Algumas estrat√©gias que podem ser adotadas s√£o enviar ofertas de acordo com o perfil do p√ļblico e mandar mensagens em datas especiais ou no seu anivers√°rio.

Invista em tecnologias que simplifiquem os processos

Implementar tecnologias permite que voc√™ agilize as opera√ß√Ķes da empresa, aumente a produtividade dos colaboradores, automatize atividades burocr√°ticas e tenha uma vis√£o mais ampla do neg√≥cio. Uma das melhores solu√ß√Ķes que podem ser aproveitadas por e-commerces √© o TMS.

Essa tecnologia simplifica a logística ao fazer automaticamente o cálculo de frete, efetuar gestão de despacho e realizar auditoria de faturas. Além disso, permite monitorar entregas, solicitar o reembolso dos correios e mais.

Com as nossas dicas, agora você sabe como criar um e-commerce capaz de competir no mercado. Lembre-se de que é crucial estruturar uma logística eficiente para ter maior sucesso nas entregas da sua loja virtual.

Para que você entenda melhor sobre a logística desse tipo de negócio, temos um artigo que explica de forma mais detalhada como funcionam esses processos dentro de um e-commerce!