Cálculo de Freteenvio de tabelas de frete
O envio de tabelas de frete é um fator importante para empresas que buscam executar as melhores práticas a fim de fortalecer o relacionamento com os clientes, facilitar a visualização de dados entre os envolvidos nas operações — sejam transportadoras ou embarcadores — e se diferenciar no mercado.

Oferecer uma resposta rápida e com informações precisas é fundamental no setor de transportes. Utilizar ferramentas que auxiliam na integração e agilidade dos processos pode ser a chave para desenvolver uma vantagem competitiva robusta.

Mas como saber se a sua transportadora está realizando o envio de tabelas de frete corretamente?

O que são tabelas de frete?

A tabela de fretes otimiza as cotações de serviços. Basicamente, é um catálogo que contém todas as variáveis que compõem o preço do frete a ser enviado aos embarcadores e demais clientes de uma transportadora, para tornar as cotações de frete mais ágeis, sem a necessidade de solicitar atualização dos cálculos a cada nova entrega.

Quais informações as transportadoras precisam enviar?

Para que o envio de tabelas de frete alcance seu objetivo, as informações contidas na planilha devem ser autoexplicativas, claras e precisas. A tabela precisa conter todos os fatores que compõem o custo do frete, por exemplo:

  • modelo do veículo;
  • distância em KM ou destino pré-determinado;
  • custo do peso;
  • porcentagem de Ad-Valorem;
  • outras taxas complementares.

Qual o impacto para os varejistas?

Muitas vezes, ao ser solicitada uma cotação, o preço é enviado pelas transportadoras sem detalhes, apenas com o valor final, o que pode gerar diversos questionamentos. Com a tabela de fretes os varejistas terão a possibilidade de entender de forma clara a composição do custo total de frete e poder cobrar de seus clientes um valor justo ao enviar uma mercadoria.

E qual o impacto para o consumidor final?

O consumidor final não terá acesso às tabelas de frete, mas sentirão o impacto no preço do serviço de transporte a ser pago, pois terão custos mais precisos e justos calculados pelo remetente. Além disso, a operação se torna mais ágil e rápida, permitindo que os prazos de entrega também possam ser reduzidos e isentos de imprevistos inoportunos.

Como saber se sua transportadora está efetuando o envio de tabelas de frete corretamente?

Ter o conhecimento dos preços praticados pelo mercado é essencial para conferir se as informações da tabela de fretes enviada por determinada transportadora estejam corretas. É importante acompanhar a atualização das taxas complementares e o aumento dos custos gerais de transporte para ter a possibilidade de questionar a transportadora caso os valores estejam muito divergentes.

Como um TMS pode auxiliar no gerenciamento das tabelas de frete?

Ter a tecnologia como aliada permite que os processos de qualquer empresa se tornem mais precisos e eficientes. No caso do cálculo da tabela de frete, um Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS) pode auxiliar na formação do preço do serviço para que os cálculos sejam feitos de forma mais rápida e eficaz.

As operações logísticas tendem a ser complexas e por esse motivo as empresas precisam buscar formas de facilitar e agilizar as atividades. O envio de tabelas de frete é um bom exemplo de simplificação de processos que possibilita que os prazos do restante da cadeia sejam reduzidos e atinjam um alto nível de satisfação dos clientes, aumentando as probabilidades de fidelização e vantagem competitiva no mercado.

Agora que você entende um pouco mais sobre o envio das tabelas de fretes, Saiba um pouco mais sobre o Sistema de Gerenciamento de Transporte.