Tecnologiatecnologia 5G na logística
Um mundo conectado pela internet traz muitas vantagens para as empresas, especialmente no que diz respeito à logística, melhorando a comunicação em todo o ecossistema e tornando os processos mais ágeis.

Com a aceleração da transformação digital do mercado e a aplicação da tecnologia 5G na logística, muitas coisas podem mudar para melhor. Por isso, entender os impactos da tecnologia 5G na logística é fundamental para que tanto varejos online como físicos consigam aproveitar essa tendência e se destacar no mercado.

Entenda o conceito e os benefícios da tecnologia 5G na logística.

O que é a tecnologia 5G?

O 5G é a próxima geração de rede de internet móvel, dando continuidade para o 4G. A expectativa é de que essa tecnologia melhore de forma exponencial a velocidade de navegação de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

De acordo com os dados fornecidas pela Cisco (líder mundial em TI e redes), espera-se que o 5G seja dez vezes mais ágil, podendo competir diretamente com serviços de banda larga fixa residencial ou empresarial.

Além disso, ela ainda será dez vezes mais estável, terá baixa latência e consumirá 100 vezes menos energia que o 4G, o que tornará a conexão mais fluida e confiável.

Graças aos seus benefícios, muitos aparelhos, equipamentos e dispositivos poderão estabelecer uma conexão sólida entre si. Essa integração é conhecida como Internet das Coisas (IoT ou Internet of Things).

Um exemplo prático de IoT são as casas inteligentes (smarthouses), em que uma pessoa pode controlar vários eletrodomésticos, câmeras de segurança, TV e, até mesmo, a energia elétrica diretamente de seus celulares.

Quando o 5G se tornar mais acessível, abrangente e popular em nosso país, um grande rol de novos serviços e conexões IoT poderão ser ofertadas pelas empresas.

Ainda conforme a pesquisa da Cisco, a estimativa é de que 2% dos usuários da América Latina utilizem 5G em 2023. Apesar de ser um percentual pequeno, os gestores que adotarem a tecnologia conquistarão uma grande vantagem de mercado em relação aos demais.

Como a tecnologia 5G está transformando alguns setores?

O 5G apresenta muitas aplicabilidades em diferentes segmentos do mercado, pois ele potencializa a utilização de IoT para instituições e indústrias.

Saúde

As cirurgias a distância (telecirurgia) serão mais confiáveis e os profissionais da saúde poderão monitorar melhor os pacientes. O 5G também ajudará no desenvolvimento de aplicativos de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR), fazendo com que os treinamentos de novos médicos sejam mais efetivos.

Agronegócio

O número de aparelhos que poderão ser controlados remotamente na área rural será multiplicado, o que beneficia a produção de empresas do agronegócio.

Cidades inteligentes

Também chamadas de smart cities, são premissas futuras em que os centros urbanos se integrarão e trocarão informações com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores. Isso já está sendo implementado em alguns lugares do mundo.

A cidade de Londres, por exemplo, alerta os usuários sobre disponibilidade de vagas de estacionamento. Com o advento do 5G, a conectividade será ainda maior.

Telefonia

As videoconferências feitas por celulares e dispositivos móveis serão mais comuns, já que a conexão será mais estável. Esse recurso facilitará a realização de reuniões e melhora a interação com parceiros, fornecedores e clientes, além de tornar mais viável o trabalho remoto (home office).

Quais são as vantagens da tecnologia 5G na logística?

A logística é uma das áreas que mais será impactada positivamente pelo 5G, e a seguir explicamos brevemente sobre algumas possibilidades.

Capacidade

Geralmente, há muita interferência quando uma grande quantidade de aparelhos se conecta a uma rede em um mesmo local, o que é comum de acontecer em centros urbanos e durante eventos. Entretanto, uma infraestrutura 5G permite que mais dispositivos se conectem simultaneamente sem que ocorram interferências eletromagnéticas.

Por isso, o 5G possibilita que vários carros autônomos (controlados por uma inteligência artificial) ou veículos inteligentes (que se comunicam com outros dispositivos) estejam em uma mesma localidade, e com o sinal estável.

Velocidade

O aumento da velocidade da conexão é uma das principais novidades do 5G, o que pode complementar e colacionar com tecnologias como a Blockchain e Big Data, já que essas tendências demandam uma conexão excepcionalmente rápida.

Estabilidade

Apesar de já ser possível rastrear veículos e pedidos em tempo real com um sistema de gestão especializado, o 5G minimiza a latência na troca de informações entre sistemas, tornando os dados mais confiáveis e precisos.

Conectividade

Mais equipamentos, veículos e dispositivos farão parte de uma mesma rede. Isso significa que mais atividades poderão ser automatizadas ou controladas remotamente por um sistema de gestão, além da melhoria de visibilidade sobre os processos.

Quais são os impactos da tecnologia 5G na logística?

A tecnologia 5G na logística poderá revolucionar a comunicação na cadeia logística, com ganhos em velocidade e performance, o que garante maior segurança e eficiência nas operações.

Porém, é válido ressaltar que a tecnologia ainda está em iniciação de uso no Brasil, e provavelmente o seu potencial pode ainda não estar disponível.

Entretanto, uma pesquisa realizada pela Inmarsat, em 2017, mostrou que 40% das empresas entrevistadas consideram a conectividade precária como um dos principais entraves para o desenvolvimento de novas tecnologias IoT.

Como uma das principais qualidades do 5G é a melhor conectividade entre os usuários e dispositivos, assim, a aplicação dessa tecnologia ampliará o uso do IoT pelas empresas.

Exemplos de aprimoramentos possíveis ao unir o IoT e 5G são:

  • maior controle do armazém e estoque: será viável usar identificação por radiofrequência (RFID) de toda a carga sem que haja interferência de sinal;
  • monitoramento amplo: pode-se acompanhar todos veículos;
  • minimização de problemas: com a observação contínua dos veículos, é possível identificar falhas mecânicas antes que problemas ocorram;
  • conexões sem fio: maior capacidade reduz a necessidade de conectar equipamentos com fios e cabos.

Levará algum tempo para que o uso da tecnologia 5G na logística se torne comum no Brasil, mas é inegável que se trata de uma inovação que transformará positivamente a forma como os processos são realizados dentro das organizações.

Quer se manter atualizado sobre tecnologias que impactam a logística? Então, siga nossas páginas no Facebook, e LinkedIn para ficar de olho nas nossas futuras publicações!