3PL, 4PL, 5PL… Entenda as diferenças entre provedores logísticos

Os provedores mudaram muito os modelos de operação. Eles possibilitam que os varejistas online tenham atividades logísticas executadas com maior eficiência e estratégia. Eles ajudam as empresas a terceirizar etapas específicas da linha de operação logística, trazendo eficiência e economia.
Esse auxílio dos provedores logísticos ajuda as empresas a definir como funciona seu PL, ou seja, sua estrutura logística, que pode ser de 5 tipos diferentes. Saiba agora como cada um desses modelos funciona.
Entenda o que é o PL na cadeia logística
Muito comum para classificar níveis de atuação logística, o termo PL é uma sigla para “Party Logistics”, ou partes da logística. Armazenar, organizar, catalogar e distribuir são algumas das etapas que um sistema logístico comum tem em seu cotidiano de operações. Diante disso, há 5 diferentes classificações de PL que uma empresa pratica: 1PL, 2PL, 3PL, 4PL e 5PL.
Em cada um desses níveis de PL a empresa é responsável por etapas da logística. Em algumas ela cuida de mais tarefas, enquanto em outras, a maioria das demandas são repassadas aos provedores logísticos. Em meio ao aumento das demandas dos e-commerces, aumentou muito a necessidade de ter uma operação logística ainda mais eficiente.
A importância dos provedores logísticos
Nesse contexto, os provedores logísticos têm proposto soluções muito interessantes aos varejistas. Eles cuidam dessas demandas, de acordo com as necessidades de cada empresa. Nem sempre é financeiramente interessante expandir estruturas de armazenagem, por exemplo. Diante disso, os provedores logísticos oferecem um trabalho terceirizado fundamental.
Conheça os 5 PLs e como funcionam
Os diferentes níveis de PL são utilizados para classificar o modelo de operação logística em cada uma das empresas. Assim, é possível saber o quanto de demandas ela própria cuida e quais são repassadas aos provedores logísticos. A seguir, saiba mais sobre cada um dos 5 PLS.
1PL (First-party Logistics)
O 1PL é conhecido como a logística primária, ou seja, o modo em que a empresa tem mais responsabilidade com cada uma das etapas do processo. Mais precisamente, ele cuida de toda a operação, sem terceirizar nenhum serviço a um provedor. Geralmente, quem está nesse nível são empresas de grande porte, como a Amazon, que recentemente passou a entregar seus produtos.
2PL (Second-party Logistics)
Na logística secundária, a empresa terceiriza a entrega de seus produtos. Atualmente, essa é uma das principais escolhas entre os e-commerces. Eles buscam provedores logísticos que tenham uma estruturação capaz de atender às demandas de entregas. Nesse esquema de trabalho, o provedor tem sua frota e, por meio dela, transporta um produto de um ponto A (estoque) e leva até um ponto B (consumidor).
3PL (Third-party Logistics)
A logística de terceirização repassa toda a operação para o provedor. A proposta é que essa empresa assuma todas as atividades de armazenamento e distribuição, com uma atuação ampla. Nesse nível de trabalho, os provedores logísticos são responsáveis por organizar os produtos em seus próprios armazéns, preparar para a entrega e realizar o despacho.
4PL (Fourth-party Logistics)
Uma logística de quarta parte é bastante similar à de terceirização, contudo, ela tem um caráter mais voltado para o gerenciamento completo das operações, inclusive o contato com fornecedores. Os provedores logísticos que atendem 4PL fazem uma operação completa, inclusive realizando a compra de novos produtos e, então, armazenando, organizando e distribuindo.
5PL (Fifth Party Logistics)
O último nível é mais voltado às empresa de e-commerce. Esses provedores logísticos têm foco na tecnologia, buscando recursos que otimizem a operação e reduzam custos. Os varejistas contratam essas empresas para que elas analisem os trabalhos das 3PL e 4PL, visualizando soluções que, além de mais eficiência, também tornem os custos logísticos menores aos e-commerces.
Veja a importância de valorizar o 5PL
A tecnologia é fundamental ao cotidiano de qualquer empresa atualmente. Com os e-commerces isso não é diferente, afinal, o digital é o ambiente nativo dessas companhias. Diante disso, os provedores logísticos de 5PL têm um importante papel de seguir a busca por esses recursos que otimizem as operações. Só assim é possível aliar a economia de custos à eficiência em todas as etapas logísticas.
Cada vez mais se torna importante a percepção do uso de recursos tecnológicos nas operações. Eles têm uma abrangência de atuação que vai desde o armazenamento até a última milha. Assim, com sistemas eficazes, as empresas conseguem ter maior controle sobre o nível de produtos em estoque, por exemplo. Apesar de simples, isso gera muita economia e evita a perda e desperdício de mercadoria.
A tecnologia também torna as entregas mais ágeis e transparentes. Poder se comunicar com o entregador e rastrear o produto são facilidades que ajudam muito na última etapa logística. Essa troca de informações e controle em tempo real geram facilidades operacionais que resultam em entregas em menor tempo. Por si só, oferecer prazos reduzidos chama muita atenção do consumidor.
O impacto na experiência de compra
Os ganhos obtidos pelos provedores logísticos de 5PL geram a otimização dos processos em níveis altos. De uma forma simples de entender, isso significa que o e-commerce após receber o pedido será capaz de entregar o produto ao cliente com maior agilidade e precisão. Essa eficiência é um dos fatores mais buscados em uma compra online.
Não basta vender o melhor produto. É fundamental oferecer uma experiência de compra completa, e que inclua a entrega rápida, rastreável e eficiente como um dos principais fatores. Ao recorrer à logística 5PL, as empresas estão mais próximas de soluções tecnológicas que proporcionem isso.
Independente do tamanho do seu e-commerce, ter uma logística competente faz toda diferença para o sucesso dele. Os provedores logísticos podem ser importantes agentes na busca pela excelência. Agora você já entende os PLs de 1 a 5 e saberá como posicionar a sua empresa!
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