Cálculo de Frete

Uma das tarefas mais importantes da gestão de transportes é a precificação do serviço de entregas. Gerenciar esses valores é muito importante para que a empresa não tenha prejuízos, por isso, é essencial estruturar esse processo e evitar erros em tabelas de frete.

Neste post, vamos falar sobre a relevância desse instrumento e seu papel para permitir que uma empresa pratique preços corretos e justos e mantenha sua saúde financeira.

O que são tabelas de frete?

As tabelas de frete descrevem os valores que serão cobrados pelas operações de transporte e estão presentes nos contratos fechados com os clientes. É extremamente útil ter uma pronta a mão para agilizar e padronizar as cotações e aumentar a produtividade da equipe de atendimento.

O que compõe uma tabela de fretes?

Uma empresa que oferece serviços de transportes pode cobrar seus clientes com base em diferentes critérios. Em linhas gerais, para montar o preço final, são considerados aspectos como:

  • o tipo de carga, sobretudo no caso de mercadorias sensíveis, valiosas ou que exigem necessidades de acondicionamento;
  • quilometragem, rota e endereço de entrega;
  • tipo de veículo que será utilizado;
  • peso e volume da carga;
  • riscos;
  • impostos, pedágios e taxas adicionais.

Exemplo de tabela de frete

erros em tabelas de frete

Exemplo de tabela de frete. Nela, os valores de 1 a 10 estão em Kg e “exd” representa os valores de quilo excedente.

Acesse aqui para visualizar e baixar o nosso modelo de tabelas de frete na versão 2.5.

Quais os principais erros em tabelas de frete?

Como vimos, são muitos os elementos levantados nessa etapa de precificação, por isso que erros sempre podem acontecer. Veja os mais comuns.

Erro no cálculo do peso cubado

A cubagem refere-se a relação entre o peso e volume de uma carga. Ou seja, o quanto ela ocupa de espaço no veículo versus o quanto ela pesa. É fundamental levar essa proporção em conta e adotar a medida de peso cubado. Assim, evitam-se situações como cobrar um valor menor por uma mercadoria muito leve, mas que ocupa o caminhão inteiro.

Deixar de cobrar taxas relacionadas à dificuldade de entrega

A cobrança de algumas tarifas fica a critério da empresa. Esse é o caso de taxas de dificuldade de entrega, reentrega, ou atraso, por exemplo. Logo, estude a rota, analise os obstáculos que podem se apresentar e certifique-se de incluir esses valores no cálculo do frete.

Preços e prazos desatualizados

Impostos passam por revisões de tempos em tempos e o preço do combustível também varia. Esses são exemplos de fatores que podem alterar a tabela de fretes, portanto, é preciso estar atento e manter a sua tabela sempre atualizada para garantir uma boa margem de lucro.

Como evitar os erros em tabelas de frete?

Erros em tabelas de frete comprometem a qualidade do serviço e a rentabilidade do negócio. Em geral, a falta de conhecimento de boas práticas e o cálculo manual são razões que causam falhas. Nesse sentido, a tecnologia tem muito a contribuir para a gestão de transportes.

Integrar com um Gateway de fretes

Uma maneira eficiente de contornar os erros é adotando um Gateway de fretes. Esse tipo de software é desenvolvido especificamente para gerenciar a cotação de fretes e calcular preços com precisão da maneira mais simplificada e integrada.

O cliente apenas precisa inserir alguns dados, como o destino final e o produto, e o software consulta, na carteira de transportadoras disponíveis, os valores e prazos acessíveis. Assim, fica mais fácil escolher a oferta que melhor atende suas demandas.

Eliminar a digitação

Em vez de coordenar planilhas e digitar vários números — e assim correr o risco de errar no cálculo — prefira a automação e importe dados automaticamente para o seu sistema por meio da tecnologia EDI.

Erros em tabelas de frete limitam a competitividade do negócio e provocam prejuízos que podem atrapalhar o desempenho do negócio. Então, siga essas ideias e conte com a tecnologia para modernizar esse processo e melhorar a performance do seu serviço.

Agora que você conhece os erros em tabelas de frete mais frequentes, saiba como um sistema de gerenciamento de transporte pode otimizar o cálculo do frete.