
Com a escalabilidade do comércio eletrônico no mundo impulsionada pelo contexto do “novo normal”, nunca houve tanta demanda por transporte de última milha (last mile), bem como uma disputa acirrada pelo estado da arte na distribuição logística.
Atualmente, cerca de 53% dos custos logísticos das empresas estão relacionados à última milha, e a previsão de aumento de demanda em last mile delivery é de 78% até 2030. E o resultado disso, a digitalização acelerada do mercado, colocando a tecnologia para logística no centro das operações e cada vez mais alinhada com as necessidades dos consumidores, que anseiam por agilidade e boa comunicação ao longo da jornada de compra.
Sobre o Last Mile
Diz respeito à última etapa do transporte da mercadoria, isto é, do momento em que é dada a saída do item adquirido do Centro de Distribuição para ser entregue ao consumidor ou no ponto de retirada, nos casos onde aplica-se a modalidade.
Fatores críticos do last mile delivery
Nível de serviço do cliente
- janelas de tempo muito estreitas;
- prazo de entregas, devoluções, reentregas.
Segurança e tipo de entrega
- nível de segurança necessário para a entrega;
- número de pontos de demanda;
- manuseio dos produtos.
Área geográfica e penetração de mercado
- densidade da região/mercado
- distância média entre os diferentes pontos de entrega
- % produtos que podem ser agrupados na mesma roteirização
Frota e tecnologia
- características da frota
- tipo de informação e tecnologias utilizadas
Ambiente
- drop density (número de pontos de entrega por área)
- rota de entrega e natureza do produto
- tipo de veículo utilizado
- gestão de adversidades nas entregas e devoluções
Adaptado de: https://bit.ly/39SnbHh. Acesso: 7 abr. 2021 (p. 21).
Last mile e a terceirização de entregas
Uma rede de parceiros logísticos estratégica gera redução de custos. Contar com o suporte de tecnologias inteligentes que simplifiquem os processos, como um sistema de gestão de frete (TMS), é fundamental para otimizar essas parcerias, gerando melhor visibilidade das operações, maior confiabilidade nos processos de auditorias e melhorando a experiência de entrega oferecida pela sua empresa.
Transporte colaborativo
A logística colaborativa e modelos de negócios como o crowdshipping têm ganhado força e já apresenta oportunidades para o setor. No setor de agronegócio, a prática colaborativa de compartilhamento de veículos e equipamentos para grandes cargas é uma iniciativa que gera economia relevante ao caixa das empresas.
Exemplificando, imagine um produtor de soja que utiliza um caminhão para o transporte de carga para um determinado entreposto e, uma vez descarregado, o mesmo veículo estaria pronto para ser carregado novamente, agora com outra mercadoria, por ordem de outro produtor, e os custos de transporte divididos entre os embarcadores.
Essa estratégia chegou no varejo eletrônico. Muitas lojas virtuais selam parcerias com pares do segmento para dividir o espaço do caminhão, aproveitando ao máximo a capacidade de carga dos veículos e reduzindo significativamente os custos com o last mile.
Roteirização e entregas alternativas
Planejamento e inovação são esperados nas melhores operações logísticas e isso só é possível graças a ferramentas que conseguem desenhar e planejar a rota mais rápida e econômica, a partir de agrupamentos de produtos baseados por critérios estabelecidos por meio de tecnologias de inteligência logística.
Integração entre tecnologia e transporte
Hoje, não faltam exemplos de gigantes como a Amazon e Alibaba sobre inovações em tecnologia para realizar entregas, como o uso de drones para entregas mais leves e sistemas de automatização de picking e packing nos centros de distribuição.
A democratização da tecnologia é algo que deve acontecer na logística em médio prazo. O uso de realidade aumentada já está sendo utilizado em algumas etapas da cadeia logística, especialmente dentro dos armazéns, com bons resultados em relação a processos de inventário, separação e baixa de produtos nos estoques.
É importante ter em mente que essas ferramentas também auxiliam no gerenciamento do transporte de cargas, diminuindo o número de ocorrências e melhor visualização caso ocorra alguma adversidade durante o transporte, colaborando diretamente para a redução de custos logísticos na última milha.
Como o last mile melhora a experiência do cliente?
Investir em soluções inteligentes para a gestão das entregas last mile agiliza os processos de entrega e melhora a performance e os prazos oferecidos, impactando positivamente a experiência dos consumidores. Não à toa, as modalidades de entrega expressa têm ganhado mais atenção por parte dos gestores que já entenderam que o senso de emergência dos consumidores mudou e que é necessário otimizar o nível de serviço oferecido. Assim, investir em estratégias de entregas last mile focadas no cliente acaba sendo uma excelente ferramenta de fidelização.
Uma plataforma de gestão de frete, por exemplo, integra varejistas e transportadoras, além de oferecer recursos para reduzir o custo da última milha. Além disso, é possível criar alertas pré-programados que informam o status de entrega a todos envolvidos no processo. Essa função beneficia os custos logísticos da empresa, sobretudo desonerando a área de atendimento ao cliente, com a redução de reclamações e o aumento da satisfação dos consumidores.
Agora que você compreendeu a importância da last mile para a redução dos custos de distribuição, assine a nossa newsletter e receba no seu e-mail dicas e conteúdos exclusivos sobre gestão logística e demais tecnologias do setor!