Intelipost

Arquivos de EDI: qual a importância do CONEMB no transporte logístico?

Publicado em
por:
CONEMB

A agilidade no trânsito de informações entre embarcadores e transportadoras é fundamental para monitorar de perto o status da carga transportada, facilitar a execução de alguns processos e otimizar a tomada de decisão — quanto antes os problemas forem conhecidos, maiores são as chances de adotar ações mais acertadas.

Para contribuir com a melhoria da comunicação entre esses parceiros de negócio, existem os arquivos EDI e, neste post, explicaremos especialmente o que é o CONEMB e qual sua função durante o transporte de cargas.

O que são arquivos EDI?

Os arquivos EDI são documentos que ajudam a facilitar a comunicação entre empresas e seus sistemas — mesmo que eles sejam desenvolvidos por companhias diferentes e apresentem funcionalidades distintas.

No que diz respeito ao transporte de cargas, eles ajudam a tornar mais fluida a troca de informações entre transportadoras e os contratantes do frete, os embarcadores.

O que é PROCEDA?

PROCEDA diz respeito a um padrão de layout de documentos, utilizado pelas empresas para a troca de informações referentes aos processos do transporte. O EDI padrão PROCEDA é basicamente um registro em formato txt , que contém todos os dados sobre o processo.

O que é o EDI CONEMB?

Trata-se do arquivo enviado pelas transportadoras, para os embarcadores, que contém a lista de todos os conhecimentos embarcados e os dados ligados a eles. Geralmente, ele é emitido logo depois do arquivo NOTFIS (que contém informações sobre as Notas Fiscais) e antes do OCOREN (que trata das ocorrências registradas no transporte). Ele também é utilizado como base para que, posteriormente, o embarcador gere e envie o PREFAT.

Para que serve o CONEMB?

O CONEMB é o documento que fornece ao contratante a ciência das operações que estão sendo realizadas e quais NF-es, CT-es e mercadorias estão ligadas a elas.

Em operações de redespacho, uma transportadora envia o CONEMB à outra para dar continuidade ao processo.

Indo além dos aspectos técnicos, podemos dizer que ele proporciona diversas vantagens para embarcadores e transportadoras, como:

  • a consolidação de várias informações em apenas um arquivo;
  • a agilidade na comunicação a respeito dos CT-es embarcados;
  • a melhoria na comunicação entre os parceiros de negócios (que se torna mais ágil).

Exemplo de um arquivo CONEMB para download

CONEMB

Qual é a importância do CONEMB no transporte logístico?

Contribui para empregar mais agilidade ao transportador na hora de compartilhar os dados dos CT-es emitidos e que serão embarcados. Como ele consolida todas as informações em apenas um documento, promove uma comunicação mais direta e simples, visto que deixa de demandar a geração e o envio de outros arquivos como XML, DACTE e CT-e.

Em suma, o CONEMB é mais um arquivo de EDI que tem bastante relevância para a comunicação entre embarcadores e transportadoras. Por meio dele, consegue-se enviar uma espécie de espelho dos CT-es gerados, evitando a expedição de diversos documentos distintos, o que tornaria o processo mais lento e sujeito a falhas.

Agora que você já compreende melhor o assunto, aproveite para ficar ainda mais por dentro dos arquivos EDI e entenda para que serve o DOCCOB.

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Relacionados

VTEX DAY 2024
VTEX DAY 2024: Descubra Insights e Tendências do Mercado Digital
prêmioabcommdeinovaçãodigital
Grupo Intelipost é indicado ao Prêmio ABComm de Inovação Digital 2024
Categorias
Newsletter

Cadastre o seu e-mail e receba as nossas novidades