Logísticainovações em supply chain
O ano de 2020 foi muito desafiador para o e-commerce, mas trouxe também muitas oportunidades de inovações em supply chain e acessibilidade às tecnologias que simplificam os processos logísticos.

Sabemos que estamos vivendo em uma era digital, em que tudo muda de maneira rápida, moldando a forma como vivemos, como trabalhamos e como interagimos uns com os outros. A tecnologia tem transformado a realidade dos negócios. A exemplo disso, as tecnologias e as inovações em supply chain têm sido cada vez mais estratégicas.

Tecnologias e inovações em supply chain cada vez mais estratégicas

Investir em inovações tecnológicas nos departamentos de logística e atendimento proporciona melhores resultados para a empresa. Diante disso, quando falamos sobre supply chain e tecnologia, toda a otimização se confirma de forma notória.

O agrupamento de suprimentos é um processo de significativa importância, que devemos sempre buscar melhorias, uma vez que é a sua performance que determinará a capacidade da sua corporação em entregar um serviço de qualidade no tempo que foi determinado para o cliente.

Com o uso constante dos recursos tecnológicos, todos os processos desenvolvidos dentro da empresa estão se direcionando para a automação, otimizando ainda mais o tempo. Com isso, o tempo exigido pelas demandas e a chance de ocorrer erros diminuirá, além de elevar a produtividade da empresa.

As inovações em supply chain ganham força no Brasil

A crise global trouxe grandes desafios para os países, o que afetou grande parte da cadeia produtiva, abrangendo as empresas e os seus serviços de entregas, alterando prazos e custos. Nesse sentido, as startups surgem como grandes colaboradoras, contribuindo com soluções inteligentes que estão simplificando e desburocratizando as entregas no país.

Estratégias de micro-fulfillment e descentralização dos estoques, Lockers e Rede de Coleta e Retirada, além das soluções em Business Intelligence são alguns dos exemplos de inovações na logística para os próximos anos. Tudo isso possibilita aos gestores obter ganhos em eficiência e redução de custos significativas.

Com a adoção de tecnologias em supply chain, a automação dos processos organizacionais aumentam a eficiência das operações e a precisão dos dados e informações estabelecidas dentro de toda cadeia.

Quais as vantagens em investir em inovações em supply chain na sua empresa?

Tecnologias e inovações em supply chain tem sido cada vez mais estratégicas, desencadeando em uma notória expansão no Brasil. Há diversas vantagens para as empresas. Veja a seguir as principais.

Otimização dos processos

Quando falamos em tecnologia, já pensamos em otimização. Diante da era em que vivemos, a competitividade exige que sejamos eficientes em tudo o que fazemos. As possibilidades de otimização podem ocorrer com o uso de ferramentas como: sistemas de gerenciamento de transporte, soluções de roteirização inteligente e de gestão de entregas, por exemplo.

Ganhos em eficiência

Com o apoio de tecnologias que simplificam os processos, é possível ter uma gestão operacional mais eficiente. Isso por conta da melhor visibilidade e centralização das informações, o que facilita a tomada de decisão dos gestores, que podem analisar com maior acuracidade onde será preciso melhorar a operação e onde já está redondo em um intervalo de tempo muito menor.

Diante disso, aumenta-se a eficiência da empresa, uma vez que quanto mais eficiente, mais os consumidores procurarão pelos seus serviços e melhor será a reputação da marca. Sabemos que equilibrar inovação e eficiência é um grande desafio para as empresas, isso porque aderir a novas ideias e colocá-las em prática requer paciência para alcançar os resultados.

É importante buscar feedbacks das pessoas que estão envolvidas com as operações, e também dos seus consumidores. Uma vez que você conhece a sua empresa e entende as suas fraquezas, e também entende o comportamento e as necessidades dos clientes, fica mais fácil desenvolver planejamentos mais estratégicos e que tenham fit com o seu negócio.

As empresas que acompanham a inovação que o mercado elabora, mais espaço elas têm em meio a tantas outras concorrentes.

Aumento da receita

O aumento da receita é uma consequência não apenas da redução dos custos, mas também pela melhor oferta da experiência de compra. Estima-se que os custos de frete representam até 10% dos custos da receita de uma empresa.

Por isso, analisando minunciosamente, percebemos que as tecnologias e inovações em supply chain tem ganhado força no Brasil, impulsionando o aumento da renda total recebida pelas empresas.

Com isso, o próprio consumidor optará por aquela instituição que fornece um produto de boa qualidade e com um preço menor. Vale muito a pena!

Portanto, podemos afirmar que a logística coloca como grande diferencial competitivo, sendo a tecnologia um fator crucial para garantir quem se mantém no mercado.

Redução de custos

A redução de custos é uma consequência da automatização dos processos. Isso porque, quando temos uma boa ferramenta de gestão, os gestores passam a ter mais tempo para tomar decisões mais estratégicas em vez de ter um trabalho mais operacional.

É válido salientar que diversos empreendedores acabam focando demais no final das vendas, mas acabam não percebendo o porquê dos seus objetivos não serem alcançados. Isso ocorre porque uma estratégia verdadeira e eficiente engloba todo o sistema produtivo e não só na parte da venda.

Se você chegou até aqui, já deve ter entendido o quanto é imprescindível investir em inovações em supply chain. O mercado encontra-se em um momento de grandes oportunidades em desenvolvimento, e por isso, há também um grande cenário competitivo, em que será preciso ficar de olho para não ficar para trás no que diz respeito a tecnologia para gestão de logística omnichannel.

Para saber mais sobre o assunto, não deixe de ler esse outro post onde falamos um pouco mais sobre como utilizar tecnologias para otimizar suas entregas e gerar bons resultados para o seu negócio!